Página inicial > Notícias > Fiquem ligados nas Olimpíadas de matemática que vão rolar este ano

Fiquem ligados nas Olimpíadas de matemática que vão rolar este ano

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 11h37

Ao todo são 3 olimpíadas e podem se inscrever estudantes dos cursos técnicos em Química e Biotecnologia.

As olimpíadas de Matemática, em seus mais diferentes formatos, buscam estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil. Além disso, objetivam promover a difusão da cultura matemática e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

No Ifes campus Vila Velha, as atividades olímpicas serão conduzidas pela equipe de Matemática, composta pelos professores Lauro Sá, Thamires Belo, Giulbert de Arruda e Tamiris Neves. Eles coordenarão aplicações da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais e da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. As duas primeiras acontecerão à tarde, no contraturno dos alunos do ensino médio integrado. Já OBMEP será aplicada de 10h10 às 12h40, período referente às três últimas aulas do turno matutino. As principais informações de cada competição são apresentadas a seguir.

Olimpíada Internacional “Matemática Sem Fronteiras”

É uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são aproximar os países estrangeiros através do estudo da Matemática, bem como a Matemática e as Línguas Modernas. Além disso, a OIMSF promove o interesse pela Matemática e pelas Línguas Estrangeiras, o trabalho em equipe, o envolvimento do jovem na sua comunidade escolar e a realização de iniciativas centradas nos estudantes. A participação dos alunos é optativa.

Como funciona: a olimpíada possui uma única fase; cada turma participa como um time, que deverá entregar uma única resolução para as questões. Não há número mínimo de participantes por turma/time. A quantidade de perguntas varia de 11 a 13, conforme a série dos estudantes. Uma das questões em todas as provas terá seu enunciado em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês) e sua solução deverá ser apresentada no mesmo idioma estrangeiro escolhido.

Inscrições: de 30 a 31 de março de 2020, na recepção da Coordenadoria Geral de Ensino

Aplicação: 03 de abril de 2020, 6ª feira, de 14h às 15h30 (contraturno) - a prova foi adiada, ainda sem previsão para nova aplicação

Divulgação do resultado: 20 de maio de 2020

Mais informações: www.matematicasemfronteiras.org

III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais -

A olimpíada foi adiada, sem previsão para novas datas.

A OMIF é uma competição de matemática direcionada para alunos de cursos técnico integrados ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira. É realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um instituto federal definido previamente. Em 2020, a segunda etapa da OMIF será realizada no IFMT – campus Cuiabá Bela Vista. A participação dos alunos, em ambas as fases, é optativa.

Como funciona: as provas são individuais e poderão apresentar questões de matemática integradas a outras áreas do conhecimento, como de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. A prova da primeira fase é objetiva, contendo 21 questões com 5 alternativas, sendo sete questões de nível 1 (3 pontos cada), sete de nível 2 (4 pontos) e sete de nível 3 (5 pontos).

Inscrições: de 27 a 30 de abril de 2020, na recepção da Coordenadoria Geral de Ensino

Aplicação: 08 de maio de 2020, 6ª feira, de 14h às 16h30 (contraturno)

Divulgação do resultado: 23 de junho de 2020

Mais informações: https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br

16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Pela relevância nacional da OBMEP, a participação dos alunos é obrigatória.

Como funciona: a primeira fase consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório composta por 20 questões de múltipla escolha, valendo 1 ponto. Cada questão dispõe de cinco opções de resposta, dentre as quais apenas uma delas é a correta.

Aplicação: 26 de maio de 2020, 3ª feira, de 10h10 às 12h40 (três últimas aulas do turno matutino)

Inscrições: todos os alunos já estão automaticamente inscritos

Divulgação do resultado: 09 de julho de 2020

Mais informações: www.obmep.org.br