Página inicial > Notícias > Ifes firma parceria com Fundação Renova, Governo do Estado e Facto para oferta de cursos de formação ambiental

Publicado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 08h39

O projeto RioDoceEscolar visa atender quatro municípios capixabas.

O Instituto Federal do Espírito Santo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), do Campus Vila Velha, em parceria com os Campi Colatina e Linhares, a Fundação Renova, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) e a Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo do ES (CT-ECLET). firmaram um Termo de Cooperação Técnica e Financeira para oferta de cursos de Pós-graduação em formação ambiental aos educadores que atuam nas escolas dos Municípios localizados na região da Bacia do Rio Doce, que foram atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG, são eles: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares.

O Programa RioDoceEscolar - "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce" tem o objetivo de atender ao menos 50% das escolas da região, buscando articular os atores dos diferentes níveis de formação com ações práticas e interdisciplinares que resultem em produtos educacionais que gerem impactos reais para as escolas e os municípios atendidos, a partir da criação de Projetos Políticos Pedagógicos e Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental.

Ao todo serão 861 vagas distribuídas da seguinte forma: 700 vagas para cursos de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, 140 vagas para cursos de Especialização em Educação Ambiental, 14 bolsas de mestrado e 07 bolsas para o doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat).

O convênio foi apresentado à comunidade no dia 10 de fevereiro, em cerimônia realizada no auditório do Campus Vila Velha, e contou com a presença da Vice-governadora do Estado, Jacqueline Morais, do Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, do Reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Romero, do Diretor-Geral do Campus Vila Velha, Diemerson da Costa Saquetto, do Diretor Presidente da Facto, Renato Tannure, da Coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Anna Cláudia Tristão (Iema-ES), da membro da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e subcoordenadora do projeto, Aline de Paula Nunes (Sedu), do Gerente de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Felipe Moura de Andrade, da Coordenadora Geral do projeto e do programa Educimat, Manuella Villar Amado, de demais coordenadores do projeto e de estudantes e professores do Educimat.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Manuella Villar Amado, os processos formativos em nível de Pós-graduação que incluem Mestrado, Doutorado, Aperfeiçoamento e Especialização serão articulados e integrados buscando contribuir com as escolas da região da bacia capixaba do Rio Doce a se constituírem como um espaço efetivo de formação de agentes transformadores das realidades socioambientais em que estão inseridos.

Em breve serão divulgados os primeiros editais para seleção de colaboradores. As contratações serão realizadas pela Facto e poderão ser consultadas em: https://facto.org.br/.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, resultado de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Ele define o escopo da atuação da Fundação Renova, que são os 42 programas que se desdobram nos muitos projetos que estão sendo implementados nos 670 quilômetros de área impactada ao longo do rio Doce e afluentes. As ações em curso são de longo prazo.