Dicas de organização para o trabalho remoto

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 16h50

Considerando o compromisso com a continuidade do serviço público possível neste momento, o Ifes - Campus Vila Velha apresenta algumas dicas de organização para o trabalho remoto.

• Escolha o local de casa para realizar o trabalho;
• Defina um ritual diário antes/depois de iniciar seu trabalho: café da manhã, higiene pessoal etc. Vale meditação e a prática de exercícios em casa;
• Faça um cronograma das tarefas do dia;
• Organize a rotina para conciliar a demanda profissional e familiar;
• Faça pausas entre as tarefas: levante-se da cadeira, alongue-se, hidrate-se;
• Acesse o e-mail institucional para verificar as demandas encaminhadas;
• Mantenha-se conectado com a equipe de trabalho, utilizando as ferramentas tecnológicas existentes.

Confira algumas dicas também de como conciliar o trabalho remoto com a rotina familiar

Planejamento: estabeleça a rotina que você vai seguir nesse período, determine horários para cada uma de suas tarefas. Lembre-se: você não está em férias. Explique à família que aquele período de tempo será dedicado para o seu trabalho, isso evitará que você se perca e acabe trabalhando 24h ou esquecendo de alguma demanda importante.

Selecione o espaço adequado: caso você não tenha um escritório em casa, prepare um espaço onde você possa se concentrar e que conte com uma mesa, uma cadeira confortável e seu material de trabalho (notebook, celular, caderno de notas, canetas, etc.). Evite trabalhar no sofá ou de qualquer jeito, sua coluna agradece.

Seja realista: não se imponha demandas que você não conseguirá atender, pois o ambiente familiar é mais propício à distrações. Além disso, o isolamento social é, por si só, uma situação de maior tensão, logo, veja quais são suas principais demandas de trabalho e foque nelas, sem exageros.

Foco na Comunicação: conviver o tempo todo com nossa família pode causar pequenos desentendimentos, coisas que seriam facilmente relevadas no contexto da correria diária e que, com o isolamento, tendem a se tornar problemas maiores. Para que isso não aconteça, é fundamental dialogar e não deixar que as coisas cheguem a um ponto extremo.

Saúde primeiro: para evitar o stress de trabalhar pensando que sua família está ali ao lado, medite, pratique ioga ou, simplesmente, durma, é importante estar descansado e manter uma alimentação balanceada. Agora que você está em casa, que tal aproveitar o intervalo do trabalho para cozinhar uma refeição saborosa com quem você ama? Vai ser uma boa distração e ainda deixar seu corpo mais saudável.

Fonte: adaptado de ifrs.edu.br