Orientação aos estudantes - Diretoria de Ensino do Campus Vila Velha

Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 08h46

Confira as orientações da Diretoria de Ensino do Campus enviadas aos estudantes via sistema acadêmico do Ifes.

Queridos/as Estudantes,

Nossa primeira orientação, neste momento, é FICAR EM CASA! O isolamento social tem se mostrado como uma possibilidade eficaz para controlar a curva de crescimento do contágio do Covid-19 na população.

Ao seguirmos as orientações da Pró-reitoria de Ensino do Ifes, neste primeiro momento, informo que nenhuma atividade realizada na modalidade EaD para todos os cursos presenciais, no período de 18 a 27/03/2020, será computada como carga horária ou dia letivo. E que todas as atividades avaliativas que foram planejadas para o respectivo período estão suspensas.

Todavia, o que os vocês podem fazer neste período de isolamento social? Pelo fato de esse período não significar férias, recomendamos que permaneçam com a rotina de estudos e:
- coloquem as matérias em dia, revisando os conteúdos já trabalhados em sala de aula;
- caso necessitem entrem no Q-Acadêmico e baixem a ementa das disciplinas para facilitar o estudo;
- desenvolvam as atividades solicitadas pelos docentes, mesmo sem as novas datas estabelecidas para a apresentação nas salas (presencial e EaD);
- desenvolvam modos coletivos de realizarem as atividades, tirar dúvidas entre os colegas, por exemplo via o grupo de WatshApp da turma;
- produzam textos com os temas dos Enem anteriores;
- escrevam artigos científicos para publicação e o que for possível adiantar do Projeto Integrador, do Trabalho de Conclusão de Curso ou da Monografia;
- respondam questões de provas e concursos;
- assistam filmes, documentários e programas que contribuam para o seu desenvolvimento acadêmico;
- leiam livros, artigos ou revistas, aproveitando o tempo de forma inteligente;
- entre outras atividades possíveis.

Para isso, é importante:
- escolher o local de casa para realizar as atividades;
- definir uma rotina diária de atividades;
- fazer um cronograma das tarefas do dia;
- buscar realizar as atividades do início ao fim, evitando pequenas interrupções/distrações;-
- fazer pausas entre as atividades: levantar-se da cadeira, alongar-se, ingerir bastante líquido;
- acessar frequentemente o Acadêmico para verificar as orientações encaminhadas;
cuide de você e de sua família.
- É muito importante que nesse momento vocês permaneçam com uma rotina de estudos.

Além disso, o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (Emep), coordenado pelo prof. Lauro Sá, a fim de promover a interação entre os estudantes no período de isolamento social e garantir-lhes uma formação integral ancorada nos princípios institucionais, criou o projeto Conexão Ifes, uma série de palestras e bate-papos transmissões ao vivo pelo Instagram. A ideia do projeto é ampliar a formação científica e cultural dos estudantes e, também, orientá-los em relação a escolha profissional. Para tanto, a programação contará com palestras com convidados especiais e rodas de conversa com universitários de todo país e do exterior. As transmissões acontecerão pelo perfil do Ifes - Campus Vila Velha no Instagram (@ifesvilavelhaoficial). O Conexão Ifes será aberto para estudantes e servidores de outros campi e, também, para comunidade externa ao Instituto. Começará na próxima terça-feira (24), às 15h, com um bate-papo com a professora Ethel Maciel, epidemiologista e vice-reitora da Ufes.

Na página do Ifes campus Vila Velha <https://vilavelha.ifes.edu.br/cursos.html> há os e-mails de todos os Coordenadores de Cursos que estão à disposição para o esclarecimento de dúvidas e orientações, tanto aos estudantes como aos pais e/ou responsáveis. Nesta página também há os e-mail da Diretoria de Ensino, Coordenação Geral de Ensino (CGE), Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP) e, assim como os Coordenadores de Cursos, estamos acessando diariamente para atender as demandas.

Essa pandemia passará se permanecermos em isolamento social, não é o momento de ir para a casa do colega, de dar uma voltinha, mas de ficar em casa.

Oremos pelo mundo, pelas pessoas e, sobretudo, pelos médicos e enfermeiros que estão na linha de frente.

Estamos à disposição de todos vocês!

Atenciosamente,

Fernanda Zanetti Becalli