O “Podcast – Biomedtalk” como ferramenta de Divulgação Científica

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 17h57

Resumo

A divulgação científica pode ser definida como "o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral" (BUENO apud ALBAGLI, 1996). Dessa forma, divulgação supõe a tradução de uma linguagem restrita para uma coloquial, visando a atingir um público mais amplo (AFFONSO e YONEZAWA, 2021). O Podcast é um material entregue na forma de áudio, muito semelhante a um rádio. A diferença é que fica disponível para que o consumidor escute quando quiser, não é um programaçao vivo (BOSCARIOL, 2019). Além disso, o conteúdo pode ser criado sob demanda. O Podcast – Biomedtalk foi criado pelos alunos do curso de graduação Divulgação em ciências I, 2020/1 e Divulgação em Ciências II 2020/2, já com 12 postagens publicadas pelo sptify, tem por objetivo difundir, popularizar e disponibilizar de maneira acessível os diversos temas relacionados a saúde. Num momento onde as Falke News se fazem presentes a cada instante, o Podcast – Biomedtalk, como Projeto de extensão, vem não só solidificar as ações de divulgação promovidos pelos alunos do curso de Biomedicina, bem como passa a ser uma forma de verbalizar os conteúdos adquiridos nas disciplinas do curso. Referências: AFFONSO, D. M. e YONEZAWA, W. M. Objeto de aprendizagem como mídia de divulgação Científica, Universidade Estadual Paulista - Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência, in: Simpósio: Diferentes estratégias para a divulgação científica em espaços não formais de ensino. 2021.

Coordenadora

Glória Maria de Farias Viégas Aquije