Espírito Santo Empreendedor

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 17h23

Resumo

O crescimento das MEIs e pequenas empresas têm impactado o mercado de trabalho, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as micro e pequenas empresas brasileiras foram responsáveis por 54,0% do emprego formal e asseguraram todo o saldo positivo do emprego formal gerado no país em 2019. O projeto Espirito Santo Empreendedor foi elaborado em parceria entre Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES/SECTI e o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – IFES, com o objetivo de oferecer capacitações a microempreendedores capixabas. O foco da proposta é habilitar os empreendedores na utilização de ferramentas de gestão necessários para consolidação das novas empresas e sobrevivência das já consolidadas pela metodologia de Pré-incubação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), apresentar de forma prática o conceito da inovação por meio de um laboratório móvel de inovação e ofertar capacitações pontuais conforme demanda da comunidade. Pretende-se atender todo o estado, com foco os municípios da Grande Vitória, Aracruz e a Região Sul do estado, tendo como ponto focal Venda Nova do Imigrante (VNI). Tais escolhas se deu devido à presença de três Núcleos incubadores estruturados na Região Metropolitana que possibilitará o atendimento de todos os municípios localizados nessa área e onde encontra-se a maior concentração de microempreendedores do estado do Espírito Santo. O objetivo dessa ação é ofertar capacitação de tecnologia de ponta para agregar valor aos produtos ou serviços oferecidos pelo público-alvo do projeto. Espera-se com o projeto contribuir para o retorno do crescimento financeiro dos empreendedores. Ademais, nos casos dos empreendimentos que enfrentaram a crise, auxiliará na identificação de problemas financeiros e de gestão que ocorreram antes e durante a Pandemia; na Gestão de Risco, identificando as tendências do mercado PósCrise; auxiliará no monitoramento financeiro e na identificação dos clientes e como eles regiram a crise financeira; e possibilitará a identificação de novos produtos, serviços ou processos dentro do empreendimento.

Coordenadora

Marcela Ferreira Paes