Biocombustíveis além da Química

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 17h47

Resumo

Nos dias de hoje o tema energia e a preocupação no cuidado e conservação do ambiente tem sido pauta em muitos canais da mídia, temos visto várias reportagens que incentivam a conscientização, porém a inserção de temas com caráter problematizadores e polêmicos trazem consigo entraves para sua efetiva abordagem. Estamos imersos em uma sociedade individualista, capitalista e com concepções contra hegemônicos, tornando-se imprescindível englobar Questões Sócio-Científicas (QSC) nas instituições estudantis, desse modo indo de encontro a uma educação libertadora, segundo Paulo Freire. Nos últimos anos a inserção de abordagens temáticas no ensino tem aumentado, visto a necessidade de mudança das práticas pedagógicas buscando a conscientização e desenvolvimento crítico do indivíduo, motivando o aluno e assim buscar a mitigação da alta defasagem nas escolas, principalmente nos últimos anos escolares. Porém nos deparamos com uma grande barreira na efetivação e sucesso dessas abordagens, visto que muitos docentes não tiveram em sua formação inicial disciplinas voltadas para práticas e debates das metodologias de ensino, assim os professores possuem práticas pedagógicas desarticuladas com metodologias interdisciplinares e integrativas. Dessa forma, ressalta-se a busca da revisão e reformulação dos processo de ensino-aprendizagem em cada um de seus segmentos, visto isso, nossa pesquisa propõe uma formação de professores alicerçada a luz do movimento CTS/CTSA, oferecendo aos docentes arcabouços conceituais, metodológicos e práticos para implementação de um ensino a respeito de QSC, alicerçados nos pressupostos de Freire. Será realizada uma pesquisa qualitativa, no qual permitirá a compreensão, explicação, objetivação do fenômeno e a precisão da relação entre o global e o local, possibilitando o aluno uma visão de ambiente articuladas com outros campos e não somente ambiente como ecologia. Como objetivo teremos a produção de artefatos pedagógicos voltados a produção dos biocombustíveis e sustentabilidade, fundamentados na Pedagogia HistóricoCrítica (PHC), desenvolvendo um caráter socioeducacional, em que os cidadãos não serão meros expectadores e sim coadjuvantes na sociedade.

Coordenadora

Vilma Reis Terra