III Feira do Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 17h18

Resumo

Na contemporaneidade, a utilização sem controle dos recursos naturais e a degradação dos mesmos tem levado a uma preocupação mundial com a preservação e a recuperação do meio ambiente. A busca por soluções para minimizar esse problema, são fatores que não podem passar ao largo das escolas. Nesse sentido, a Educação Ambiental, por seu caráter holístico, humanista e participativo auxilia no despertar da consciência ecológica e na compreensão dos problemas que afetam o meio ambiente. De acordo a lei n°9.795, de 27 de abril de 1999, a Educação Ambiental deve ser contínuo, permanente da educação Nacional. Sua presença é necessária em todos os níveis e modalidades do processo de educação formal. No entanto, não podemos restringi-la ao espaço escolar, porquanto para promover mudanças mais efetivas a Educação Ambiental deve abranger toda a sociedade. Partindo desse entendimento, o Ifes- Campus Vila Velha, por meio do NEA- Núcleo de Educação Ambiental e da disciplina de Projeto Integrador I, busca envolver os estudantes em ações concretas de Educação Ambiental junto à comunidade. As ações são traçadas com base nas demandas apresentadas pelo próprio público externo envolvido. O resultado das ações é apresentado todos os anos na Feira de Meio Ambiente do referido Campus. Trata-se de um evento de extensão idealizado por servidores e alunos que integram o NEA. Em decorrência do distanciamento social imposto por conta da pandemia do Novo Coronavírus, a terceira edição da Feira de Meio Ambiente acontecerá no ambiente virtual. Nesse sentido, toda a programação será transmitida via internet, nos dias 22 e 23 de abril de 2021. O evento terá como tema Planeta Terra versus sociedade de consumo: um outro modelo é possível? O objetivo do tema é proporcionar reflexões sobre os impactos ambientais decorrentes do modo de produção e de consumo vigente. Dessa forma, o evento visa promover a sensibilização sobre a problemática ambiental, no intuito de levar os participantes a repensarem seus hábitos de consumo e de descarte de resíduos. Para tanto, o evento contará com palestra e bate-papo acerca do tema, como também com a divulgação de práticas ambientais desenvolvidas no Ifes - Campus Vila Velha. Além disso, a III Feira de Meio Ambiente promoverá minicursos gratuitos, para a comunidade interna e externa, sobre reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos a fim de levar os participantes a adotarem hábitos mais sustentáveis.

Coordenadora

Hiáscara Alves Pereira Jardim