Página inicial > Institucional > Laboratório de Psicologia da Educação e Alfabetização Escolar

Laboratório de Psicologia da Educação e Alfabetização Escolar

Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 08h49

WhatsApp Image 2024 01 31 at 11.28.03

O PsicoAlfa consiste em um conjunto de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão, as quais objetivam potencializar, junto à comunidade, a produção de saberes especializados para a docência no campo da psicologia e da alfabetização, bem como auxiliar crianças com dificuldades escolares, tanto de aprendizado quanto comportamentais. No campo da Alfabetização Escolar, a relevância do PsicoAlfa consiste na necessidade de articulação entre as Instituições de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica para a produção de conhecimentos didático-pedagógicos que contribuam para a evolução das taxas de alfabetização no país. Nessa direção, busca-se dar visibilidade à formação de docentes como intelectuais e protagonistas da educação na seleção e na produção de recursos didáticos. Além de elaborar propostas e materiais, as licenciandas desenvolvem em várias escolas campo de Estágio e/ou de Extensão, atividades com os recursos didático-pedagógicos produzidos, analisando as potencialidades e os limites de sua materialidade e das mediações, tendo em vista os objetivos que pretendem alcançar com as crianças. No campo da Psicologia da Educação, a relevância do PsicoAlfa consiste na busca de compreender como potencializar os estudantes diante dos problemas de aprendizagem, como encontrar soluções quantitativas e qualitativas para aprimorar o processo ensino-aprendizagem quando em presença de deficiências física ou intelectual, por meio de psicometria, aferição de inteligência, diagnóstico de problemas de aprendizagem, compreensão de fenômenos de ansiedade, depressão, testes vocacionados, entre outros.

Equipamentos

- Em breve