Página inicial > Notícias > Comunicado aos pais e/ou responsáveis

Comunicado aos pais e/ou responsáveis

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 10h27

sobre as atividades pedagógicas não presenciais.

Prezados pais e/ou responsáveis

Em virtude das recomendações da Organização Mundial de Saúde e em consonância com os pareceres emitidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação e pela Medida Provisória nº 934/2020 que flexibiliza a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos, o Instituto Federal do Espírito Santo tem estudado e implementado alternativas para reaver a manutenção das atividades escolares, por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), a fim de minimizar os efeitos do contágio da Covid-19, evitando aglomerações e com vistas a garantir a retomada do calendário acadêmico. É importante destacar que por não sabermos por quanto tempo o isolamento social será mantido, consideram-se úteis as informações acerca do funcionamento das atividades acadêmicas.

A partir do dia 18/03/2020, todas as atividades presenciais do campus foram suspensas e substituídas por trabalho remoto. As aulas de todos os níveis de ensino, exceto as Pós-graduações (que continuaram seus calendários normalmente), foram suspensas e os servidores passaram a trabalhar remotamente por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis. Desde então, a Diretoria-Geral junto à Diretoria de Ensino, realizou diversas reuniões por meio de webconferência com sua equipe executiva, Coordenadoria-Geral de Ensino, Napne, Coordenadorias de todos os cursos, setor pedagógico e representantes de turmas, com vistas a planejar o andamento do trabalho pedagógico. Realizou-se pesquisa entre coordenadores, professores e estudantes em busca de informações acerca do acesso destes à internet e a dispositivos com recursos necessários para a execução do ensino a distância.

Conforme deliberação do Conselho Superior do Ifes, foi aprovada a prática das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) como a mais viável neste momento de necessário isolamento social. As atividades no Campus Vila Velha terão início no dia 25/05/2020. Em nosso site há uma página exclusiva com dicas e informações úteis para auxiliar nas atividades. Clique aqui para conferir.

Sabemos que este modelo de ensino, virtual e remoto, será desafiador para as famílias, para a escola e para os nossos professores. Mais do que nunca, precisaremos de união entre família e escola para que possamos tentar superar estes desafios. As Atividades pedagógicas não presenciais abrangem, em um primeiro momento, tão somente as aulas teóricas, por meio da plataforma Moodle, para estudantes que possuem acesso à internet, e por meio de outros formatos e meios para aqueles que não possuem acesso à internet.

Inicialmente teremos atividades remotas com uma carga menor do que as aulas normais, para um período de adaptação dos nossos discentes com a metodologia e recursos digitais. Sabemos que, mesmo assim, alguns estudantes podem permanecer com dúvidas e, por isso, todas as aulas e recursos didáticos (materiais, links, dentre outros) serão registradas na plataforma Moodle e ficarão à disposição para serem revistas sempre que necessário. Para que a execução das Atividades pedagógicas não presenciais seja efetivada e significativa, contamos com a colaboração e o empenho dos senhores pais e responsáveis no sentido de acompanhar a assiduidade e dedicação necessária aos estudos.

Por fim, reiteramos os cuidados necessários para o enfrentamento da Covid-19, tais como higienizar frequentemente as mãos, evitar na medida do possível, locais com aglomeração de pessoas e ao tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenços de papel ou cotovelo.

Dicas para auxiliar os estudantes nos estudos

Este período é desafiador para todos nós. Os estudantes necessitam de responsabilidade para cumprir as atividades enviadas, mas temos consciência de que nem sempre este processo será simples e os pais/responsáveis podem contribuir enormemente para favorecer as condições para que seu filho seja bem sucedido nos estudos.

Abaixo, listamos algumas dicas de rotinas para que este processo de adaptação ocorra de forma mais tranquila e organizada, podendo ser adaptada a sua realidade em casa:

1. Conhecer junto com os filhos a plataforma, canal de comunicação, ambiente virtual, em que serão disponibilizadas as matérias;
2. Manter a rotina com os filhos: horário de dormir e acordar, tomar o café da manhã, almoçar, realizar as atividades da escola como faziam;
3. Organizar o espaço onde o discente assistirá à aula, de preferência um lugar arejado, organizado, tranquilo e claro;
4. É importante que o discente faça o registro dos conteúdos no seu caderno da disciplina;
5. A concentração é importante, evite locais com ruídos altos como televisão, músicas e conversas para não distrair o discente;
6. É importante montar um cronograma organizando os horários de estudo e as entregas de trabalhos e avaliações (enviamos um modelo aos discentes que podem ser adaptados às suas rotinas, clique aqui para acessá-lo).Os jovens podem realizar esta etapa com mais autonomia, para que não se sintam pressionados;
7. Combinar a pausa das suas atividades de home office com o intervalo dos filhos: é importante respeitar os intervalos, assim como no Ifes;
8. Reservar momentos para o lazer: assistir filmes, ler livros, ouvir música e brincar também são atividades importantes.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: cgp.vv@ifes.edu.br.

Estamos nos empenhando ao máximo para planejarmos ações e atividades que garantam o acesso a todos e também respeite a saúde física e mental dos nossos alunos e servidores. Contamos com a compreensão de todos.

Equipe pedagógica, Diretoria de Ensino e Diretoria-Geral do Campus Vila Velha.