Núcleo de Educação Ambiental

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 11h25

Índice de Artigos

O Núcleo de Educação Ambiental - NEA foi instituído recentemente no Campus Vila Velha e tem como objetivo promover ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a preservação dos ecossistemas e a educação ambiental, baseados no reconhecimento da diversidade ecológica, cultural, social, econômica e espacial.

Com base na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99) e demais legislações vigentes, o núcleo busca integrar ações em andamento, potencializar novas iniciativas e promover a articulação entre os campi do Ifes, através da Rede de Educadores Ambientais (REA-Ifes), com o poder público, instituições educativas e organizações da sociedade civil, com vistas à promoção da sustentabilidade e da justiça ambiental, através de atividades formais e não formais de ensino.

As atividades em andamento no Campus são:

- Sala Verde na Biblioteca do Campus
A sala possui diversas obras ambientais disponíveis para empréstimo;

- Campanha Coleta Certa
Visa divulgar informações sobre a separação e destinação correta de resíduos para reciclagem, bem como promover a Coleta Seletiva Solidária no Campus, através da separação do lixo nas categorias seco e úmido, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e a Associação Vila Velhense de Coletores e Coletoras de Materiais Recicláveis (REVIVE). Em atendimento ao Decreto 5940/2006, esta parceria visa reduzir o montante de rejeito gerado no campus, contribuindo para uma maior vida útil dos aterros sanitários, e gerar renda para a cooperativa de catadores de resíduos sólidos, que vendem o material reciclável!

- Feiras de Meio Ambiente
Realizadas anualmente desde 2019, as Feiras de Meio Ambiente integram o processo educativo dos estudantes da disciplina de Projeto Integrador I nos Cursos Técnicos Integrados, bem como dos demais cursos, abordando temáticas socioambientais relevantes através de mesas redondas, exposições, oficinas, apresentações de trabalhos, dentre outros. Para mais informações sobre as feiras anteriores acesse:

2019 – I Feira de Meio Ambiente – “Resíduos: faça a sua parte!”. Programação: https://vilavelha.ifes.edu.br/noticiasvv/17049-campus-vila-velha-realiza-i-feira-de-meio-ambiente.html

2020 – II Feira de Meio Ambiente – “Desequilíbrio ambiental: a ação humana e o aumento de doenças”. Atividades online: https://vilavelha.ifes.edu.br/ii-feira-do-meio-ambiente.html

2021: III Feira de Meio Ambiente – em breve mais informações!

- Atividades de formação, ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por seus integrantes.

Se você tem ideias para atividades de educação ambiental, para reduzir os resíduos sólidos gerados pelo Campus, economizar energia, entre outras, entre em contato conosco! Contamos com a contribuição de todos para um meio ambiente melhor.