Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Edital do Ifes explica como solicitar certificação Encceja
Início do conteúdo da página

Edital do Ifes explica como solicitar certificação Encceja

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 10h49

Requerimento pode ser feito a partir do dia 29 de dezembro.

 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou o edital com orientações para os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O requerimento da Certificação do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência poderá ser feito a partir do dia 29 de dezembro de 2023.

O edital orienta como solicitar ao Ifes a Certificação do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência. Para isso, o candidato deve ter escolhido o Ifes como instituição certificadora no momento em que se inscreveu no Encceja.

O candidato que possuir os resultados do Encceja 2023, deverá solicitar a certificação em sigaa.ifes.edu.br e acessar o ambiente do Encceja. O Ifes terá o prazo de até 30 dias para a liberação do certificado digital no sistema SIGAA.

Caso o candidato deseje utilizar resultados anteriores ao Encceja 2023, de outra Instituição que não seja o Ifes, poderá solicitar a certificação presencialmente, comparecendo ao campus do Ifes para o qual solicitou a certificação, munido dos documentos previstos no edital; ou on-line, enviando e-mail ao campus do Ifes para o qual solicitou a certificação, anexando cópias dos documentos solicitados no edital.

Acesse o Edital 203/2023 - Certificação de Conclusão do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proficiência com base no Encceja 2023.

Sobre o exame
O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. Os campi do Ifes firmaram adesão e anualmente são escolhidos pelos candidatos para a emissão dos certificados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página