Página inicial > Editais > Notícias > ENADE 2021: estudantes do curso de Licenciatura em Química

ENADE 2021: estudantes do curso de Licenciatura em Química

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 14h40

Os estudantes do curso de Licenciatura em Química do Ifes - Campus Vila Velha devem verificar a chamada para participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade – 2021). Na edição 2021, os concluintes que não realizarem o exame não poderão colar grau.

Os estudantes que se enquadrarem em alguma das categorias a seguir devem verificar se seus nomes se encontram na lista de inscritos. Caso não encontrem o nome na lista correspondente à categoria na qual se enquadram devem procurar a coordenadora do curso, pelo e-mail: licenciaturaquimica.vv@ifes.edu.br, até o dia 25/08/2021 para correção da inscrição.

Estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 (29/08/2021), no entanto, esses estudantes não realizarão o Exame.

Estudantes concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 (29/08/2021), ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022.

Caso necessário, os estudantes podem contatar a coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Raquel Dardengo, pelo e-mail licenciaturaquimica.vv@ifes.edu.br.

Confira o edital (formato. pdf, tamanho 360 kb)
Lista de inscritos - ingressantes Licenciatura em Química (formato. pdf, tamanho 41 kb)
Lista de inscritos - concluintes Licenciatura em Química (formato. pdf, tamanho 42 kb)

Sobre o ENADE

Os estudantes devem realizar o cadastro para o Enade pelo endereço enade.inep.gov.br, informando os seus dados pessoais e de contato, e indicando atendimento especializado e/ou específico, se for o caso. O período para realização do cadastro é do dia 19 de julho ao dia 13 de novembro de 2021 às 23h59 (horário de Brasília-DF). As orientações para o cadastro estão no edital do Enade. Os estudantes concluintes que não realizarem o cadastro não poderão colar grau, lembrando que a colação de grau só poderá ocorrer após o ENADE!

A prova do Enade afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. As provas são compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma parte de Componente Específico, própria de cada área de avaliação.

Para consultar as provas anteriores, acesse: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/provas-e-gabaritos

As provas desde ano serão aplicadas no dia 14 de novembro de 2021, com abertura dos portões às 12h.