Formação de Professores e Ensino de Ciências - Fopec - Linhas de pesquisa
Índice de Artigos
Linhas de pesquisa
Formação inicial e continuada de professores
Objetivo: realizar estudos e pesquisas na área da formação inicial e continuada de professores voltada ao ensino de Ciências, sob as perspectivas de suas práticas, teorias e espistemologias em diferentes ambientes e ensino e aprendizagem e níveis de escolaridade. Abrange investigações tanto da formação inicial quanto continuada de professores. São focos de interesse: concepções dos professores na formaçaõ inicial e continuada; currículos das licenciaturas; identidade docente, entre outros.
Processos educacionais e psicossociais
Objetivo: promover estudos e pesquisas que relacionem os processos educacionais com as realidades psicossociais, percebendo a condição dialética em temas como: Identidade docente e discente nas licenciaturas; Relações de dominação e ambientes educativos; Vulnerabilidade social e a escola como lugar de gestão de estratégias de enfrentamento; Metodologias pedagógicas e a humanização do docente-cientista; Gênero, Processos Grupais, Representações Sociais e Currículo; História da Educação Científica.
Práticas pedagógicas em ciências
Objetivo: desenvolver pesquisas sobre processos de ensino aprendizagem em Ciências, materiais didáticos e formas de contextualização de conceitos científicos. Além de pesquisar e desenvolver recursos e metodologias para o ensino de Ciências, no âmbito da Educação Básica, Superior e Educação Especial.
Redes Sociais