Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cine debate sobre "rupturas democráticas no Brasil" será realizado nas próximas sextas-feiras 29/04 e 06/05
Início do conteúdo da página

Cine debate sobre "rupturas democráticas no Brasil" será realizado nas próximas sextas-feiras 29/04 e 06/05

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 11h14

As atividades serão realizadas no pátio do prédio acadêmico do Campus, às 14h, e têm como objetivo fazer uma reflexão coletiva sobre os acontecimentos históricos  e fatos políticos debatidos nos meios de comunicação. 

A proposta é debater a conjuntura atual do país, com o auxílio de filmes que retratam a última grande ruptura institucional estabelecida no ano de 1964. No dia 29/04 haverá a exibição do filme "Jango" e um debate com o professor do Campus Aracruz, Ernesto Charpinel Borges e no dia 06/05 será exibido o filme “Batismo de Sangue” (2007).

 

Toda a comunidade está convidada a participar.

 
Sinopse dos filmes
 

“Jango” (1984) do diretor Sílvio Tendler, filme que retrata a trajetória política do ex-presidente da República João Goulart que assumiu a presidência sobre forte crise política e institucional provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros. O objetivo deste filme é fazer uma introdução ao período que antecede o Golpe Civil e Militar de 1964, compreendendo o contexto nacional e internacional que possibilitou a usurpação do poder pelos militares.

 

“Batismo de Sangue” (2007) do diretor Helvécio Ratton, filme baseado no livro de Frei Betto que retrata a participação de frades dominicanos na resistência à ditadura civil e militar de 1964. Este filme mostra sem censuras como foi a tortura nos porões da ditadura no Brasil, onde a violência psicológica e física eram empregadas sem nenhum tipo de controle. Com esse filme, pretendemos evidenciar o estado de exceção pelo o qual o Brasil passou nos 21 anos de regime militar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página