Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professor do Campus concede entrevista ao CBN Universisdade
Início do conteúdo da página

Professor do Campus concede entrevista ao CBN Universisdade

Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 09h17

O professor Thiago de Melo Costa Pereira falou sobre a resina de planta da mata atlântica que atua na cicatrização de úlceras renais. 

Realizada há três anos, a pesquisa foi inciada a partir do interesse em descobrir cientificamente os efeitos da planta Virola, uma vez a população de Afonso Cláudio relatava efeitos cicatrizantes da mesma. "Grande parte do que se usa hoje nas farmácias, advêm de plantas medicinais. E uma das formas de investigação disso é através da etno-farmacologia, que abrange a observação do costume das pessoas de usar as plantas, por observar o uso contínuo e algumas resposta interessantes, passa a buscar recursos para entender melhor quais as propriedades dessa planta", explica o professor Thiago de Melo Costa Pereira no CBN Universidade. 

A resina da Virola foi testata, em modelo experimental de ratos que tinham lesões renais desenvolvidos por uso de contraste (a base do contraste é o iodo). Constatou-se efeito protetor no rim, capacidade de cicatrização e atuação no tratamento de úlceras. De forma prática, o êxito dos experimentos podem resultar em um tratamento para os problemas renais causados a partir do iodo utilizado em angiografias. Atualmente esse tratamento é realizado por uso de bicarbonato de sódio, todavia verificou-se maior potencial curativo na resina.

Ouça na íntegra a explicação sobre a pesquisa.

Fonte: CBN Universidade 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página