Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha tem projeto aprovado em 1º lugar no Edital FAPES nº 02/2015
Início do conteúdo da página

Campus Vila Velha tem projeto aprovado em 1º lugar no Edital FAPES nº 02/2015

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 09h53

O projeto de pesquisa "Desenvolvimento de Novos Métodos Analíticos em Ciências Forenses", proposto pelo professor Wanderson Romão fornecerá subsídios para o desenvolvimento de novas estratégias para análise forense.

O edital FAPES nº  02/2015 teve como objetivo selecionar propostas para concessão de auxílio financeiro na forma de taxa de pesquisa à bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nível 2 do CNPq, vinculados à instituição de Ensino ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no estado do Espírito Santo. 

 

O projeto fornecerá subsídios para o desenvolvimento de novas estratégias métodos e metodologias analíticas bem como a criação de protocolos usando técnicas consolidadas na área de Química. São elas a espectrometria de massas, espectroscopia na região do infravermelho e espectrometria de ressonância magnética nuclear. 

 

Entre as grandes técnicas analíticas em desenvolvimento, destacam-se um espectrômetro portátil (do tamanho de uma maçã) na região de infravermelho, que vem sendo utilizado para classificação de drogas de abuso, controle de qualidade de bebidas como sucos e cafés e adulteração de combustível. Destaca-se ainda uma fonte de ionização desenvolvida por um docente de doutorado da UFES (Eloilson Domingos) e orientado pelo professor Wanderson Romão (Ifes) capaz de detectar e quantificar substâncias ilícitas diretamente de selos, sem qualquer preparo de amostra. O que economiza tempo, solvente e dinheiro para os laboratórios forenses. O projeto fomentará além das atividades descritas acima, outros projetos paralelos no âmbito forense; na área de documentoscopia; adulteração de combustíveis e ensaios toxicológicos de drogas de abuso e contam com a participação dos professores do Ernesto Ferreira, Glória M. F. V. Aquije, Denise Endringer e Hildegardo Franca, do Campus Vila Velha. A duração do projeto é de 36 meses.

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página