Página inicial > Notícias > Alunos e professores participam de audiência pública sobre a dessalinização de águas

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 07h53

Audiência aconteceu nesta última quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Estado e o tema foi exposto pelo professor Kepler Borges França, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande.

O professor apresentou o projeto de dessalinização realizado pelo Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES). O método adota o uso de membranas poliméricas por ser um meio eficiente e econômico ao mesmo tempo. “O processo de membrana veio para ficar, porque é um processo barato, comparado com os outros processos usados para fins de purificação da água. O desenvolvimento tecnológico da produção de membranas poliméricas que tem o potencial de retirar os micros organismo e os sais que existem na água, deixando-a potável. Por isso que apostamos neste meio de dessalinização que vem trazendo resultados bastante positivos”.

O LABDES coordena tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O laboratório faz parte do Departamento de Engenharia Química, implantado no âmbito do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba.

O Ifes demonstrou interesse em em formar parceria com o laboratório representado pelo professor Kepler Borges. “No Ifes nós temos desenvolvido várias pesquisas voltadas para a crise hídrica e para a parte de conservação dos rios e nascentes. Mas não temos nenhuma pesquisa voltada, especificamente, para área de dessalinização, mas tenho certeza que em uma parceria com o Kepler nós poderíamos desenvolver um projeto que poderia ajudar o Estado. Hoje não temos tanta necessidade, mas em um futuro próximo isso será necessário”, comentou o Diretor Executivo da Reitoria Mauro Silva Piazzarollo.

Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Para saber mais acesse: www.al.es.gov.br