Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha será um dos pólos do mestrado profissional em rede em Ensino de Química - o Profqui

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 08h44

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou recentemente o Profqui, um programa de mestrado profissional em Química, para professores do Ensino Fundamental e Médio.

O Profqui tem como objetivo formar em nível de mestrado professores de química que estejam em atividade, sem tirá-los da sala de aula. Além de incentivar e direcionar os problemas de investigação-pesquisa para que sejam relacionados diretamente com a sua prática profissional e seu cotidiano nas escolas. Segundo a professora Claudia Rezende, do Instituto de Química da UFRJ e uma das coordenadoras do projeto, o mestrado tem previsão de iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2016 e contará com aulas presenciais e à distância.

O curso será sediado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e terá como um dos pólos o campus Vila Velha do Ifes, tradicionamente vinculado ao ensino de química. A coordenadora do local do programa, professora Michele Comarú, destaca que a oferta do mestrado completa a proposta de verticalização do ensino de química em diversos níveis, visto que o Campus já conta com um curso Técnico em Química e uma graduação em Licenciatura Química.

"Tenho muita confiança na equipe que ajudou a construir o projeto do Profqui. Será uma oportunidade de oferecermos formação continuada e especializada para os professores que ensinam química na educação básica, visando não só um aperfeiçoamento nos conhecimentos químicos mas, especialmente buscando oferecer uma educação científica voltada à formação para a cidadania, para a contextualização e para a aproximação entre o saber científico e o saber escolar", comenta a professora.