Página inicial > Notícias > Projeto inovador traz qualificação profissional para jovens que cumprem medidas socioeducativas

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2015, 13h03

O projeto Formees - Formação em Empreendimentos Econômicos Solidários no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, realizado pelo Ifes Campus Vila Velha em parceira com o IASES (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo) e Ministério do Trabalho e Emprego visa oferecer formação e assessoria técnica para viabilizar empreendimentos econômicos solidários a jovens em cumprimento de medida socioeducativa e suas mães ou responsáveis. O projeto tem como foco a geração de renda e sustentabilidade, potencializando a socioeducação e a reintegração social do adolescente, além de propiciar meios para o fortalecimento das condições socioeconômicas de suas famílias.

Serão ofertadas oficinas de web-designer e sublimação de estampas de camisa aos jovens, além de cursos sobre empreendedorismo, gestão de empreendimentos associativos, empreendimentos de participação comunitária, elaboração de plano de negócios, fluxo de caixa, entre outros. Após a formação teórica, os jovens deverão escolher um empreendimento coletivo econômico solidário para ser elaborado e desenvolvido e implantado. Todas as atividades serão realizadas na Unidade de Internação Metropolitana – UNIMETRO, em Vila Velha/ES.

O projeto oferece ainda capacitação para a equipe executora, que conta com 05 estagiários do curso de Licenciatura em Química, Técnicos-administrativos, Professores do Campus Vila Velha e uma equipe técnica do IASES. O curso "Formação de educadores sociais com o uso de tecnologias da informação", teve início dia 11 de maio (segunda-feira) no Campus Vila Velha e tem carga-horária de 60 horas.

"Quando a sociedade e a economia formal capitalista desumaniza e não acolhe a juventude socioeducanda é necessário que sejam criadas novas formas de inclusão. O Formees é um projeto de extensão comunitária que vislumbra não apenas dizer não a redução da maioridade penal, mas um não à discriminação e aos fundamentalismos de violência. A qualificação profissional e a economia solidária são pontes de sanidade em tempos de louca criminalização e perseguição estereotipada aos jovens”, comenta Diermerson Saqueto, coordenador do projeto.