Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes vencem Desafio da Inovação promovido pela agência E-brand em parceria com o Sebrae
Início do conteúdo da página

Alunos do Ifes vencem Desafio da Inovação promovido pela agência E-brand em parceria com o Sebrae

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2015, 08h57

A equipe desenvolveu um sistema inteligente de irrigação de lavoura, a fim de buscar uma maior economia de água.

 

A equipe Irrigatech, composta pela aluna de Licenciatura em Química do Campus Vila Velha, Carine Ribeiro dos Santos, pelos alunos do Ifes: João Carlos Pandolfi (Sistemas de Informação - Campus Serra), Huarley Pratte Lemke (Engenharia mecânica - Campus São Mateus e servidor do Campus São Mateus), Lorenzo Castro Areias (Engenharia Mecânica - Campus São Mateus), em parceria com alunos de outras instituições de ensino: Ana Clara Deps (Engenharia Civil da Univix – Vitória), Lady Diana Freire Almeida (graduada em Medicina na EMESCAM), Lais Lodi (Graduada em Engenharia da computação na UFES Campus São Mateus), Letícia Frauches Pereira (Engenharia Civil da Univix) foram os vencedores do Desafio da Inovação promovido agência Ebrand em parceria com o Sebrae e  Senai.  O Desafio  foi realizado nos dias 7 e 8 de Abril na Findes em Vitória/ES e contou com 120 participantes. O objetivo era encontrar soluções para o uso e reuso consciente da água, além de estimular o empreendedorismo dos participantes. 

 

Os vencedores receberam R$ 50.000,00 em serviços e um estudo de viabilidade técnica e econômica do produto. Além disso, fecharam uma parceria com o Incaper, que irá ceder suas instalações para o desenvolvimento do produto.

 

O produto consiste em um sistema de irrigação inteligente, com um  tipo de Válvula multidirecional voltada exclusivamente para sistemas de irrigação. “Atualmente os agricultores utilizam em seus irrigadores solenoides para controlar a entrada de água nos setores da plantação, no entanto o uso desse componente no campo ocasiona muito desperdício, pois foi pensado para a indústria, além disso é uma peça cara. No nosso sistema utilizamos a nova válvula que substituí sozinha quatro solenoides, sendo mais simples e mais barata, o que reduz custos para o produtor e economiza água” comenta João Pandolfi, líder da equipe.  

 

Em conjunto com a válvula, foi desenvolvido um sistema automatizado que controla toda a irrigação e calcula características como a angulação e temporização das válvulas e até mesmo a quantidade de água gasta por planta, controlando o acionamento de toda a rede de irrigação. O agricultor poderá monitorar tudo à distância, por meio de equipamento específico ou aplicativo de celular. A pretenção é gerar uma economia anual de milhões de litros por produtos. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página