Página inicial > Notícias > Pesquisa aborda consequências do tabagismo durante a gravidez

Pesquisa aborda consequências do tabagismo durante a gravidez

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2012, 17h31

O artigo intitulado “Effects of tobacco smoking during pregnancy on oxidative stress in the umbilical cord and mononuclear blood cells of neonates” foi aceito para publicação no Journal of Biomedical Science, de Taiwan, e apontou que o tabaco mesmo que consumido em pequenas quantidades pela gestante pode comprometer a viabilidade de células-tronco de cordões umbilicais e danificar a estrutura desses cordões de neonatos, possivelmente pelo aumento de espécies reativas do oxigênio.

Uma pesquisa do professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Thiago de Melo Costa Pereira, do Campus Vila Velha, sobre as consequências do tabagismo na gravidez teve reconhecimento internacional. Thiago trabalhou em parceria com os pesquisadores Ednildes de Almeida, Marcella Leite Porto, Jean Pierre Louzada, Breno Valentim Nogueira, Silvana dos Santos Meyrelles e Elisardo Corral Vasquez.

A pesquisa foi executada através de metodologias citológicas (citometria de fluxo), histológicas (microscopia eletrônica) e bioquímicas (espectrofotométricas). A conclusão é de as células-tronco retiradas do cordão umbilical para congelamento podem ter sua viabilidade comprometida dependendo dos hábitos de vida da gestante.

Segundo o professor Thiago de Melo, embora seja conhecido que o tabagismo é perigoso na gravidez, ainda não são definidos quais prejuízos ele pode causar. “Existe a evidência de que muitas substâncias do cigarro atravessam a barreira placentária gerando prejuízos peri e pós-natais, mas as relações causais entre a exposição ao cigarro e os prejuízos relativos aos tecidos materno fetais ainda não são claramente entendidas, em especial as células-tronco presentes no cordão umbilical, as quais são importantes alvos de terapia celular”, afirma.

Acesse o resumo do trabalho em inglês.

Fonte: www.ifes.edu.br