Página inicial > Notícias > XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes será realizada no Campus Nova Venécia entre os dias 18 e 19 de outubro

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 13h39

Alunos e professores do Campus Vila Velha apresentarão seus trabalhos em formato de pôsters, oral e produtos. Confira a programação e a relação completa de trabalhos no site da jornada.

A Jornada de Iniciação Científica do Ifes tem como objetivo proporcionar um espaço para exposição e discussão de trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos nesta Instituição, visando promover intercâmbio produtivo entre a comunidade, discentes dos cursos de ensino médio, ensino técnico, graduação, pós-graduação, servidores e pesquisadores.

A XI edição será realizada pela primeira vez na Região Serrana do Espírito Santo, no Campus de Venda Nova do Imigrante, e terá a exposição de cerca de 500 projetos de pesquisa desenvolvidos em todos os 21 campi do Ifes, que serão apresentados oralmente em plenária, na forma de pôsteres e através da apresentação de produtos/protótipos na mostra tecnológica.

O tema desta edição será "Internacionalização", onde serão feitas reflexões sobre a importância da globalização no âmbito da pesquisa e da troca de experiência entre os países, bem como sobre as parcerias internacionais entre o Ifes e instituições estrangeiras. Teremos também a participação de pesquisadores da Universidade Nacional Villa Maria, da Argentina, e do Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé), da Colômbia.

Outra novidade desta Jornada é a realização da primeira edição Interinstitucional, já que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participará do evento como um dos realizadores, apresentando o resultado de 25 projetos de pesquisa desenvolvidos em suas unidades, promovendo assim um importante intercâmbio entre os pesquisadores do Estado do Espírito Santo.

Este evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e realizado pelo Ifes tendo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) como apoiadores.

Fonte: http://pse.ifes.edu.br/prppg/pesquisa/jornadas/jornada_2015_2016/apresentacao.html