Página inicial > Notícias > Grupo de Microscopia de Vila Velha lança livro de atividades para crianças

Grupo de Microscopia de Vila Velha lança livro de atividades para crianças

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 11h23

O evento será realizado no dia 23/10, durante a V Semana do Livro e da Biblioteca.

Um grupo de professores do Campus Vila Velha vai lançar, no dia 23 de outubro, o livro “Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia: relações de tamanho”. A publicação foi desenvolvida por Débora Santos de Andrade Dutra, Fabiana da Silva Kauark, Fernanda Zanetti Becalli, Glória Maria de Farias Viegas Aquije e Hudson Isac Lopes Junior, membros do Grupo de Estudos em Microscopia. Desde 2014, o grupo tem um projeto que recebe no campus estudantes de escolas públicas da região.

São atendidas principalmente crianças de 5 a 8 anos de idade, em encontros periódicos no laboratório, que têm o objetivo de estimular o interesse pelas ciências e incentivar os estudos sobre microscopia junto à comunidade. O livro foi elaborado a partir das atividades pedagógicas realizadas com as crianças.

Segundo a professora Glória, a “Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia: relações de tamanho” conta a história de uma criança que investiga como são feitas as medidas. O livro tem uma parte histórica que fala sobre como surgiram as unidades de medida, e aborda temas de matemática e de microscopia. Ao final, há atividades propostas. A ideia é que seja uma publicação para apoiar o professor em sala de aula, estimulando o ensino de matemática e ciências.

Nesta primeira edição, a tiragem é de 1.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para alunos de escolas públicas. Também serão enviadas cópias para todas as secretarias municipais de educação do Espírito Santo. Além disso, a partir do dia 23, o livro também estará disponível – em versão digital e acessível – na Amazon e na Saraiva.

Programação
Lançamento do livro “Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia: relações de tamanho”

8h – Recepção das crianças e atividades no pátio
9h – Chegada dos demais convidados
9h30 – Fala dos autores

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Reitoria.