Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Confira tudo que rolou na II Jinc - Jornada Integrada de Educação em Ciências
Início do conteúdo da página

Confira tudo que rolou na II Jinc - Jornada Integrada de Educação em Ciências

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 22h09

A II Jinc teve como objetivo promover atividades de cunho educativo e cultural, como palestras, oficinas, cinedebates, apresentação de pôsteres e trabalhos interdisciplinares, fóruns, rodas de conversa e apresentações culturais.

As atividades tiveram início pela manhã, no dia 27 de novembro, com os alunos do curso técnico integrado fizeram as apresentações dos trabalhos interdisciplinares que envolveu as disciplinas de Química, Biologia, Língua Portuguesa e Artes. Em seguida, foi ministrada a palestra sobre reciclagem de chapas de raio x pelos alunos do curso de Química industrial  Antonio Oliveira, Ana Luiza Rodrigues e o proprietário da Empresa EcoSerra Ambiental, Antônio Bispo de Oliveira, e a oficina de banhos metálicos na produção de objetos decorativos, conduzida pelo professor Juliano Ribeiro. 

A abertura foi um espetáculo à parte, com tema circence, os alunos e representantes das turmas puderam apresentar ao público uma prévia do que seria abordado em cada uma das atividades programadas para a Jornada. Além disso, a ginasta Isabelle Perim, medalha de ouro no Estadual de Ginástica, nos abrilhantou com sua apresentação artística. 

A exposição de histórias em quadrinhos, que ficou disponível durante os três dias do evento, foi baseada no livro: Os botões de napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história da humanidade e mostrou o quanto a organização da sociedade, as condições do ambiente, às questões econômicas podem ser influenciadas pelas questões científicas. A sessão de pôsteres apresentou os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Diversidade, Psicologia da Educação e Didática/Avaliação, POEB, e História da Educação do curso de Licenciatura em Química e Trabalhos Interdisciplinares entre Química e Matemática do curso de Química Industrial.

À noite, foram apresentados os trabalhos do fórum interdisciplinar de biotecnologia, a palestra a química da cerveja, ministrada pelo professor Juliano Ribeiro e a oficina de técnicas de desinibição e de oralidade.

Na terça-feira, os alunos de Biotecnologia apresentaram o projeto integrador e os discentes do curso de Química Industrial puderam esclarecer dúvidas sobre empresas júniores e informar sobre a criação da empresa no Campus Vila Velha. O ENESqui, encontro supervisionado de estágio, em sua oitava edição, trouxe para o debate o tema: a inclusão na perspectiva do ensino de ciências: relatos de experiências na produção de recursos didáticos, participaram da mesa redonda a professora Thamires, como mediadora, o pedagogo Welinton e os discentes de Licenciatura em Química Nahun, Raimundo e Patrícia. Em seguida, os alunos de estágio IV, apresentaram relatos de experiências em docência, com o título: diferentes olhares sobre a docência em Química e os alunos do estágio II apresentaram os jogos educativos de química: a interdisciplinaridade entre a Psicologia, Didática e avaliação, que  foram desenvolvidos durante a disciplina. Os alunos também apresentaram jogos educativos, com o tema interdisciplinaridade entre a química e a psicologia da educação. 

A apresentação de curtas-metragens contou com vídeos produzidos pelos discentes do curso técnico em Biotecnologia e pelos alunos do curso de Licenciatura em Química estes últimos com temas vivenciados na disciplina de Estágio. Os cinedebates abordaram questões como: preconceito na NASA em plena guerra fria, o drama dos refugiados ruandenses em 1994 e a homossexualidade e a deficiência física na adolescência voltada para a autodescoberta e autoafirmação. 

À noite, os alunos do curso de especialização técnica apresentaram os trabalhos de conclusão de curso, o 1º e 2º períodos do curso técnico em química apresentaram uma mostra de vídeos, os alunos do 3º e 4º períodos de química e biotecnologia apresentaram o fórum interdisciplinar. 

O último dia do evento foi destinado à comemoração do aniversário de 07 anos de inauguração do Campus Vila Velha, com diversas atividades culturais promovidas pelo NAC - Núcleo de Arte e Cultura do Campus, parabéns e bolo! A sala da memória trouxe algumas fotos e um vídeo contando o histórico do Campus. Já as rodas de conversa apresentaram temas atuais e de grande relevância, como: resistência e empoderamento negro, transfobia, cidadania e identidade trans, sexualidade e gravidez na juventude, violência doméstica e feminismo, homofobia em ambiente acadêmico, tecnologia e protagonismo juvenil e alcoolismo na adolescência. O lançamento de livros e revistas contou com a presença do jogador de futebol de areia Buru, que contou um pouco de sua história de sucesso. 

Os professores do ensino básico da prefeitura de Vila Velha participaram de um treinamento sobre microscopia e da oficina: o uso da matemática na compreensão da rotulagem nutricional dos alimentos, ministrada pelos alunos do EDIV (curso de Especialização e Divulgação em Ciências). A oficina de contação de histórias foi realizada na escola estadual Cândido Marinho, com a participação dos alunos. 

Confira as fotos de tudo que rolou nesta II Jinc: clique aqui

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página