Página inicial > Notícias > Minicurso realizado nesta última semana recebeu pesquisador referência nacional na área de Ensino de Química para deficientes visuais

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 15h31

Prof. Dr. Gerson de Souza Mól (UNB) abordou o ensino de química sob o enfoque da inclusão do deficiente visual. O minicurso contou também com a participação do Prof. Dr. Douglas Ferrari de Melo (Ufes), Profa Dra Michele Waltz Comarú (EDUCIMAT/CEFOR), a mestranda Laís Perpetuo Perovano (Ufes) e a trovadora Cleusa Lurdes Madureira Vidal, que no momento cultural, fez uma trova sobre o natal e a inclusão.

O objetivo do evento foi promover a formação e debater com os licenciados e professores de Química questões relacionadas à inclusão de alunos com deficiência visual e/ou outras deficiências. De acordo com um dos organizadores do minicurso, Welinton Silva, "foi um momento de grande aprendizado, vimos que a inclusão deve ser tratada na formação dos professores, nas licenciaturas, no ensino de química, enfim, em todo o ambiente acadêmico. Cada aluno que chega, é único, e não há receita de bolo para trabalhar a inclusão, então é preciso conhecê-lo, buscar apoio especializado, pesquisar e recebê-lo da melhor forma possível".

O minicurso contou com o apoio do Mestrado Profissional em Química (PROFQUI), Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão Guia do Ifes, Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), Programa de Pós graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB - Ufes São Mateus) e Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE - Ufes Vitória).