Página inicial > Notícias > Projeto reciclando mentes e materiais inicia atividades práticas em escola de educação infantil

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 10h39

Na última quarta-feira (13) a Coordenadora do Curso Bacharelado em Química Industrial, prof. Roberta Pacheco F. Felipetto, esteve na escola de ensino infantil Uirandê para desenvolver uma oficina de reciclagem de papéis com crianças de 4 a 5 anos.

A oficina faz parte do projeto de extensão reciclando mentes e materiais e teve o objetivo de despertar nas crianças a conscientização de reaproveitamento de materiais e sustentabilidade, além de contribuir para a iniciação à educação científica. No primeiro momento foi feita a reciclagem do papel e em seguinda realizou-se um teste de Química no papel, que consistiu em desenhar um coração (incolor) com iodeto de potássio no papel e depois borrifar água oxigenada, revelando o coração em cor “cinza escuro”, como relatado pelas crianças. De acordo com a coordenadora do projeto, profa. Roberta Pacheco F. Felipetto, "esse experimento mostrou a mágica que a Química é capaz de realizar, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos". A aluna do curso de Licenciatura em Química, Fernanda Quintanilha Coutinho, também participou das atividades e registrou todos os momentos.

O projeto tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental desde o ensino infantil até o nível superior, integrando conhecimentos da área de química e sua aplicação para obtenção de um produto final. Dentre as atividades previstas estão: reciclagem de derivados de celulose para a produção de papéis e de tecido, reaproveitamento de resíduos em aulas práticas de Química Analítica, reaproveitamento de resíduos em aulas práticas de Química Orgânica e Análise de Alimentos, reciclagem de produtos metálicos e reciclagem de plásticos. Além disso, essa iniciativa visa integrar os alunos dos cursos de Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química com os alunos do ensino infantil e médio.

Confira as fotos das atividades realizadas no dia 13/12: