Página inicial > Notícias > I Jornada de Educação e Divulgação Científica será realizada no dia 24 de fevereiro

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 17h00

Faça sua inscrição até o dia 20/02 e participe!

A I Jornada de Educação e Divulgação em Ciências (I JED) é um evento científico de pós-graduação que tem como principal finalidade integrar e divulgar os cursos de pós-graduação da área de Ensino do Campus Vila Velha e contará com palestras, apresentação de trabalhos de conclusão de curso e seção de pôsteres. O evento é aberto a toda comunidade científica interessada, interna e externa ao Ifes, especialmente para os alunos de pós-graduação, de graduação em licenciaturas e professores dos diversos níveis de ensino. A I JED será realizada no dia 24 de fevereiro de 2018, de 08h às 17h no prédio acadêmico do Ifes - Campus Vila Velha.

A taxa de inscrição é de R$20,00 e o comprovante de pagamento deverá ser enviado para o e-mail jed.ifes.vv@gmail.com. A confirmação de inscrição será enviada por e-mail.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Programação

******************************************************************************************************

8h – 10:30h - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - EDIV
10h - 10:30h - CREDENCIAMENTO
10:30h – 11h - ABERTURA DO EVENTO
11h - 12:30h – PRIMEIRO BLOCO DE PALESTRAS

•                      → Pensamento crítico e movimento CTS/CTSA no ensino de ciências - Sidnei Quezada (Ifes)
  •                             → Atividades no contexto da educação não formal: potencialidades para educação científica e para processos formativos - Geide Coelho                                       (UFES)
  •                            → Praticas pedagógicas: um olhar do professor à gestão escolar - Kelly Araújo Ferreira Krauzer(SEDU)

12:30h - 13:30h – ALMOÇO
13:30h – 15h - SEGUNDO BLOCO DE PALESTRAS

•                         → Homem e natureza na Planície Quaternária do Rio Doce: olhares do Laboratório de Educação Ambiental - Marcos Teixeira (UFES)
  •                         → Museu de Ciência da Vida: aprendendo ciências, saúde e matemática de uma forma lúdica - Athelson Stefanon Bittencourt (UFES)
  •                         → Fenomenologia Hermenêutica na Pesquisa sobre o Ensino de Química - Paulo Rogério Garcez de Moura (UFES/Ifes)
  •                         → Ludicidade em citologia Karina Mancini (CEUNES)

15h – 15:30h – COFFEE BREAK E MOMENTO CULTURAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

•                      →  Exposição de peças do acervo do Museu de Ciências da Vida (UFES)
  •                      → Divulgação do Livro do Grupo de Estudos em Microscopia (GEM/Ifes) “Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia: relações                           de tamanho”

15:30h – 16:30h – SEÇÃO DE PÔSTERES
16:30h – PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO

Clique aqui para submeter trabalhos científicos.

O período de submissão de resumos será até 22 de janeiro de 2018. Para submeter o resumo, basta criar login e senha de acesso e clicar em submissão de trabalho. Os trabalhos são submetidos na forma de RESUMO, em língua portuguesa e com até 300 palavras, escrito em letra Times New Roman, tamanho 12. Será permitida a submissão de até 2 resumos como autor principal. Não existe limite para participação em trabalhos de coautoria. Os trabalhos serão avaliados após a confirmação de pagamento até a data limite de submissão, dia 22 de janeiro de 2018.

Os resumos poderão ser submetidos nos seguintes formatos:
1 – Pesquisas concluídas ou em andamento. Resumo com resultados finais ou parciais de pesquisa no campo da educação em ciências, educação em química, educação em saúde, educação ambiental, espaços de educação não formal e divulgação científica. O resumo deve conter introdução/justificativa, objetivo, referencial teórico, metodologia de pesquisa, resultados alcançados, conclusões.
2 – Projeto de pesquisa. Resumo sobre o projeto de pesquisa em andamento no campo da educação em ciências, educação em química, educação em saúde, educação ambiental, espaços de educação não formal e divulgação científica. O resumo deve conter introdução/justificativa, objetivo, referencial teórico, metodologia de pesquisa, resultados esperados, considerações finais.
3 – Trabalho de Divulgação Científica. Resumo sobre o trabalho de divulgação científica desenvolvido nas áreas de ciências, saúde, química e meio ambiente. O resumo deve conter apresentação do trabalho de divulgação científica, objetivos, metodologia de produção do material, resultados esperados/alcançados.

Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes áreas:
a) Educação em Ciências;
b) Ensino de Química;
c) Educação Ambiental;
d) Educação em Saúde;
e) Espaços de Educação Não Formal;
f) Divulgação Científica.

Saiba mais em: http://facto.org.br/i-jornada-de-educacao-e-divulgacao-cientifica/