Página inicial > Notícias > Cecun-Es está com inscrições abertas para curso de formação em história e cultura afro-brasileira e indígena

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 12h00

O curso "Fazer valer a implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no ES" será realizado entre abril e novembro de 2019 nos Campi de Vitória, Colatina, Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim.

Os estudantes do Campus Vila Velha interessados em participar do curso, participarão das atividades a serem desenvolvidas no Campus Vitória. O curso tem o objetivo de formar professores e demais profissionais da educação sobre as Relações Étnico-raciais e o Racismo, a fim de alavancar a implementação efetiva das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, tanto nos campi do Ifes, quanto nas escolas municipais e estaduais do ES.

Pretende-se com esta ação auxiliar o professor em ações que favoreçam a sua práxis pedagógica em sala de aula, no tocante às referidas leis, além de fortalecer as criações ou estruturações de instâncias afro-brasileiras e indígenas nas Secretarias de Educação e Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Ifes. O curso é organizado pelo Centro Estudos Cultura Negra no Estado do Espírito Santo - CECUN/ES e representantes das instuições parceiras, que são: Fórum Estadual Permanente de Educação Afro-Brasileira no Estado do Espírito Santo – FEPEAES; Instituto Federal do Espírito Santo (Pró Reitoria de Ensino – Proen); Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena- Neabi de Colatina e Vitória e Secretaria Estadual da Educação do Espírito Santo – Sedu.

O curso possui carga horária de 80 horas e é composto por 3 encontros presenciais, as demais atividades serão realizadas à distância. No primeiro encontro presencial haverá palestras e grupos de trabalho, que em conjunto, definirão ações para que os professorem apliquem em suas respectivas escolas.

O curso é gratuito, mas conta com uma contribuição de R$50,00 para ajuda de custo, manutenção e despesas com materiais e outros. Os estudantes do Ifes- Campus Vila Velha terão 50% de desconto sobre o valor da contribuição, pagando R$ 25,00. Os dados para depósito são: agência: 0084 CC: 8.350.258 Banestes, em nome do CECUN-ES. Obs.: anexar comprovante da contribuição na inscrição e/ou entregar nos dias dos encontros regionais.

Confira as orientações gerais e programação, clique aqui

Com informações de Ifes - Campus Colatina.