Estudante do Campus Vila Velha recebe medalha de bronze em concurso de cerveja artesanal promovido pela Acervas
Foram avaliadas 650 amostras de cervejas de diversos estilos e o julgamento foi realizado de acordo com o BJCP (Beer Judge Certification Program).
Izabella Jastrow, do curso de Bacharelado em Química Industrial, escolheu o estilo witbier (cerveja da escola belga, feita com trigo, coentro e casca de laranja) para concorrer. A amostra foi produzida no Laboratório de Análises de Matérias-primas e Óleos essenciais (Lacempoes) do Campus Vila Velha, coordenado pelo professor Dr. Juliano Ribeiro. De acordo com a estudante, "tivemos um ótimo feedback da cerveja por parte dos jurados, sendo necessários pequenos ajustes no processo de fabricação."
A amostra também recebeu um certificado de prata. Este certificado é concedido de acordo com a nota recebida pela cerveja para todos os participantes, independente do ranking, já as medalhas são dadas apenas para os três primeiros colocados de cada estilo.
O laboratório funciona há 06 meses e já possui 07 estudantes com iniciação científica na área, análises de lúpulo da comunidade, minicursos ministrados em eventos e uma grande demanda. De acordo com o professor Juliano, "o resultado do concurso foi uma excelente notícia, pois com pouco tempo e recursos conseguimos alcançar um ótimo resultado e uma grande visibilidade para a nossa produção, mesmo não tendo fins comerciais."
Sobre o evento
Acervas é o Encontro Nacional da Associação dos Cervejeiros Artesanais realizado anualmente. A edição de 2019 foi realizada em Vitória/ES, no período de 20 a 23 de junho, e contou com palestrantes nacionais e internacionais com comprovada formação e destaque no cenário cervejeiro, concurso de cerveja, visita guiada entre outras atividades.
Redes Sociais