Inscrições abertas para curso de extensão - formação de professores em ensino de matemática e decolonialidade
Os interessados podem se inscrever de 18 de julho a 02 de agosto pelo link: bit.ly/cexmatemática.
O curso "A matemática numa perspectiva decolonial: discutindo saberes, práticas e políticas na formação docente”, tem como objetivo enfatizar os estudos decoloniais como forma de politizar de forma contra hegemônica as tendências acadêmicas dominantes na construção do conhecimento, valorizando as diversas culturas, saberes e práticas, dentre eles o conhecimento matemático. Tendo também como objetivo atender às orientações das Leis n.ºs 10.639/2003 e 11.645/2008 que altera a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional tornando obrigatória a inclusão no currículo oficial de toda a rede de ensino as temáticas História e cultura afro-brasileira e indígena, visto que o conhecimento matemático pode ser também construído na perspectiva dessas culturas.
Público-alvo
Professores que ensinam matemática na educação básica e futuros professores de matemática da educação básica (licenciandos em matemática e/ou licenciandos em pedagogia).
Vagas
São 50 vagas para professores e 25 vagas para licenciandos.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas pelo link bit.ly/cexmatemática até o dia 02/08. Após o preenchimento do formulário o candidato deverá enviar um e-mail para dialogonaformacao@gmail.com com o assunto: INSCRIÇÃO - Ensino de Matemática e decolonialidade e anexar: um documento pessoal (identidade) e uma carta de intenção explicitando seu interesse em participar do curso. Na carta, a narrativa deverá abordar a trajetória profissional e acadêmica do candidato e a motivação pelo curso.
Os alunos serão selecionados por ordem de inscrição e análise da carta até o limite das vagas.
Início do curso
12/08/2019
O curso será à distância e desenvolvido na plataforma Moodle. Ao longo dos 06 meses de curso serão realizados 4 encontros presenciais, no período noturno.
Redes Sociais