Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Vila Velha participam da 1ª Pré-Simulação da SiGI (Simulação Geopolítica do Ifes)
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus Vila Velha participam da 1ª Pré-Simulação da SiGI (Simulação Geopolítica do Ifes)

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 16h32

O evento foi realizado hoje (14/08) no auditório do Campus Vila Velha. 

A SiGI (Simulação Geopolítica do Ifes) simula o ambiente das Nações Unidas em casos relevantes para a humanidade. O tema desta 1ª pré-simulação é: AGNU (Assembleia Geral das Nações Unidas) 2018 - O terrorismo e o uso da mídia pelo Estado Islâmico. Para a simulação, os estudantes foram divididos em comitês e produziram um Documento de Posição Oficial (DPO), no qual explicaram a posição de sua delegação (país) em relação ao tema. Os Comitês se apresentam à mesa diretora, também composta por estudantes, para discutirem e apresentarem as opiniões sobre temática. A cada consenso entre os países (delegações) acerca da resolução de um tópico, uma Proposta de Resolução é redigida e passada para a avaliação da mesa. 

De acordo com o coordenador da atividade no Campus Vila Velha, professor Ernesto Charpinel, "essa foi uma preparação para a Simulação Oficial que acontecerá no Campus Vitória do Ifes nos dias 13, 14 e 15 de setembro, e conta com 35 estudantes do Campus Vila Velha inscritos". Essa é a primeira vez que o Campus Vila Velha participará da SiGI. 

A SiGI acontece desde 2013 e os comitês buscam contribuir para a difusão e popularização do conhecimento científico sobre Diplomacia, Ciências Sociais, Economia e Política Internacional em geral, bem como para o desenvolvimento de habilidades, valores e atitudes inerentes ao debate de problemas de interesse público nacionais e internacionais." Os Diretores da Simulação Oficial, estudantes do Campus Vitória, estiveram presente e também participaram das atividades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página