Exames de qualificação do ProfQui
Todas as qualificações presenciais foram canceladas devido à pandemia do coronavírus e estão sendo remarcadas para ocorrerem via webconferência, a medida em que orientadores e orientandos se organizam e se adaptam para apresentações virtuais.
Entre os dias 12 e 31 de março de 2020 serão realizadas diversos exames de qualificação do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui).
O curso ProfQui é semipresencial e ofertado nacionalmente pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas, formando uma Rede Nacional de Pós-Graduação.
Saiba mais sobre o ProfQui em: profqui.vilavelha.ifes.edu.br
Confira abaixo as datas das qualificações:
Data /Horário | Título | Discente | Orientadores |
12/03/2020 |
Estudo de caso sobre funções orgânicas nitrogenadas na abordagem do tema "drogas": ensino de química na perspectiva da aprendizagem significativa | CAROL DE SOUZA BERGER | Araceli Verónica Flores Nardy Ribeiro, Paulo Rogerio Garcez de Moura e Joselito Nardy Ribeiro |
18/03/2020 15:00 |
O ensino de química por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas sob a perspectiva ctsa: o sódio nos alimentos. | DANIEL DE GUARCONI MARTINS | Paulo Rogerio Garcez de Moura e Ana Raquel de Medeiros Garcia |
25/03/2020 14:00 | Tintas e pigmentos de chumbo: aprendizagem baseada em projetos de química no ensino médio | DIEGO BECALLI BROSEGUINI | Sidnei Quezada Meireles Leite |
25/03/2020 17:00 | As percepções dos professores no estudo de química do ensino fundamental de uma rede de ensino no município de vila velha-es | ELOI CACADOR FERREIRA SA | Fabiana da Silva Kauark e Paulo Rogerio Garcez de Moura |
27/03/2020 09:30 |
Nanotecnologia e ensino de química – interação intermolecular como o conceito estruturante | FERNANDA FARIAS CORONA | André Romero da Silva e Paulo Rogerio Garcez de Moura |
27/03/2020 17:00 | Estudo da aprendizagem baseada em projetos no ensino de química orgânica em uma escola estadual em vila velha/es | JUSSANA LUZIA VENTURIN CAUS | Roberto Pereira Santos |
30/03/2020 10:30 | Etanol, uma abordagem ctsa com perspectiva de alfabetização científica | KAROLINY MENDES DA COSTA | Denise Rocco de Sena e Paulo Rogerio Garcez de Moura |
30/03/2020 13:30 | O ensino de química para alunos de ensino médio diagnosticados no espectro autista utilizando animes | PAULA VIVALDI NASCIMENTO | Diemerson Saquetto |
30/03/2020 14:00 | Educação cts/ctsa com enfoque freiriano no ensino de química de nível médio: debates sobre a temática de saneamento básico | REGINALDO FABRI JUNIOR | Sidnei Quezada Meireles Leite |
30/03/2020 16:00 | Psicometria e ensino de química: psicometrização diagnóstica e estratégias para a construção de rotinas pedagógicas | ROMULLO RONNE PEREIRA RODRIGUES | Diemerson Saquetto e Claudinei Andrade Filomeno |
30/03/2020 17:00 | Consumismo e a falta de conscientização no descarte de aparelhos celulares: uma proposta didática visando a alfabetização científica | SERGIO SOUZA MOREIRA JUNIOR | Laís Jubini Callegario |
31/03/2020 18:00 | Potencialidades educativas do museu de biologia professor mello leitão para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica | WELBER GOMES CALAZANS | Manuella Villar Amado e Denise Rocco de Sena |
Redes Sociais