Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha inicia produção de álcool 70%
Início do conteúdo da página

Campus Vila Velha inicia produção de álcool 70%

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 14h13

A produção será destinada aos sistemas públicos de saúde para o combate à Covid-19.

A produção de álcool 70% foi viabilizada pelo Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ-ES). A Companhia de Álcool Conceição da Barra (Alcon) doou o álcool; a Jomed Transportes e Logística se disponibilizou a transportar o produto e a Embali, empresa de Cariacica, cedeu mil frascos para guardar o produto. Também participam da ação outras três empresas. A Cloro Aracruz e a Destine Já conseguiram as bombonas de 50 litros para o transporte do álcool até os campi do Ifes. E a Maré Ambiental, empresa de consultoria ambiental do químico industrial e conselheiro do CRQ Helder Paixão, foi responsável por viabilizar o transporte e as bombonas para o álcool doado pela Alcon.

O álcool chegou hidratado, na faixa de 92% a 94%, e nos campi Aracruz e Vila Velha o material será diluído a 70%. Serão produzidos mil litros de álcool 70%,  para uso na limpeza de superfícies. O material será doado a hospitais e unidades de saúde dos sistemas públicos municipais e estadual e também a hospitais filantrópicos.

O Ifes também já começou o processo de compra de insumos para produzir mais 2 mil litros de álcool 70% líquido para assepsia das mãos. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero da Silva, a formulação seguirá as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e conterá agentes conservantes e emolientes. Ele conta ainda que a ideia inicial era produzir o álcool 70% em gel, mas os insumos para o gel estão em falta no mercado.

No Campus Vila Velha participam da ação, o Diretor-Geral do Campus, Diemerson Saquetto, o Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Wanderson Romão, a Coordenadora de Laboratórios, professora Marsele Isidoro, as técnicas de laboratório Carolinne Simões e Ariel Horta Sperandio, os professores Hildegardo França e Juliano Ribeiro e estudantes de iniciação científica. 

Fonte: com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página