Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para incubação de empreendimentos pelo Ifes

Inscrições abertas para incubação de empreendimentos pelo Ifes

Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 10h01

Se você quer desenvolver competências empresariais por meio do aporte de gestão e de tecnologia, inscreva-se no Edital Agifes/Proex 03/2020 de Incubação Residente e Não-Residente do Ifes, as inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de setembro de 2020.

A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e seus Núcleos Incubadores selecionam até 46 empreendimentos para processos de incubação residente e não-residente. O edital é parte do Programa de Incubação de Empreendimentos, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências empresariais por meio do aporte de gestão e de tecnologia. Confira o edital.

As inscrições vão até o dia 29 de setembro de 2020. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de Inscrição e ter cadastro de inscrição de Pessoa Jurídica (CNPJ) com aderência à proposta que será submetida. Inscreva-se.

No total, as vagas estão distribuídas entre oito Núcleos Incubadores: Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. No edital, estão descritas as áreas de atuação de cada núcleo para verificar para qual núcleo incubador o seu empreendimento apresenta aderência.

Em resumo, a infraestrutura oferecida exclusivamente aos empreendimentos Residentes nos Núcleos Incubadores será composta por:
a. Sala com área física (de acordo com a disponibilidade de cada campus), sujeitos à cobrança de taxa de utilização.

A infraestrutura oferecida aos Empreendimentos Residentes e Não-Residentes, conforme disponibilidade de cada Núcleo Incubador é com posta por:
a. Área de uso comum;
b. Áreas de uso compartilhado.
c: laboratórios, salas de aula, sujeitos à cobrança de taxa de utilização, de acordo com a realidade de cada Núcleo Incubador dos campi participantes deste Edital.

Os projetos selecionados poderão ainda, na medida da disponibilidade, usufruir dos serviços oferecidos pelo Núcleo Incubador e pela Agência de Inovação do Ifes, tais como:
a. Apoio na gestão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de negócio e sua implantação no mercado;
b. Apoio tecnológico para o desenvolvimento dos produtos e processos inovadores;
c. Apoio à promoção da rede de relacionamento com instituições científicas, tecnológicas e entidades empresariais para a formação de parcerias estratégicas e na busca de mentores do Ifes ou Externos;
d. Apoio na identificação de pesquisadores e profissionais que possam aprimorar os produtos, processos e serviços do empreendimento;
e. Apoio técnico na elaboração de projetos para captação de recursos;
f. Apoio técnico quanto ao depósito de patentes e demais registros junto ao INPI;
g. Apoio técnico quanto às questões jurídicas que envolvam o empreendimento.

O processo de seleção dos empreendimentos é composto por 3 fases:
1. Habilitação (Classificatório e Eliminatório) – referente a entrega dos documentos e formulários solicitados no Edital;
2. Seleção Inicial (Classificatório e Eliminatório) – Análise do mérito da proposta inscrita;
3. Apresentação Oral (Classificatório e Eliminatório) – Análise da defesa da proposta.

As propostas devem ser submetidas para um dos Núcleos Incubadores participantes da chamada. Cumpre ressaltar que a proposta deve ser compatível com uma das áreas de atuação do Núcleo Incubador escolhido pelo proponente conforme descrito abaixo:
1. Alegre – Sul Capixaba: a. Tecnologia da Informação e Comunicação; b. Automação; c. Engenharias; d. Materiais; e. Agronegócio; f. Biotecnologia; g. Agroindústria; h. Rochas e Floresta e Madeira; i. Empreendedorismo; j. Cooperativismo; e l. Economia Criativa.
2. Cachoeiro de Itapemirim: a. Informática; b. Mecânica; c. Elétrica; d. Mineração; e. Geologia; f. Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; g. Tecnologias Educacionais; h. Tecnologias da informação e comunicação (TIC); i. Automação; j. Gestão da Inovação; l. Eletromecânica; m. Metalmecânica; n. Tecnologia Assistiva; e o. Economia Criativa.
3. Linhares: a. Automação; b. Administração; c. Eletrotécnica; d.Geoprocessamento; e. Tecnologias educacionais; f. Segurança do trabalho; g. Práticas desportivas; h. Tecnologias para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; i. Economia criativa; e j. Cooperativismo.
4. São Mateus: a. Gestão empresarial; b. Gestão tecnológica com destaque para os eixos de engenharia mecânica e engenharia elétrica e suas sub-áreas; c. Captação de recursos; d. Propriedade intelectual; e. Tecnologias educacionais; f. Gestão da inovação; g. Design e desenvolvimento de protótipo; h. Energias renováveis; e i. Economia Criativa.
5. Serra: a. Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); b. Informática; c. Automação; d. Tecnologia Assistiva; e. Tecnologias Educacionais; f. Gestão da Inovação; g. Eletroeletrônica; h. Metalmecânica; i. Energia; e j. Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
6. Vendo Nova do Imigrante: a. Agroindústrias; b. Agroturismo; c. Agricultura Familiar; d. Ecoturismo; e. Biotecnologia; f. Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; e g. Economia criativa.
7. Vila Velha: a. Tecnologias Biotecnológicas; b. Tecnologias Químicas; c. Educação; d. Saúde; e. Meio Ambiente; e f. Economia Criativa.
8. Vitória: a. Construção Civil; b. Elétrica e energia; c. Geoprocessamento; d. Metalurgia e Materiais; e. Mecânica; f. Tecnologia para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente; e g. Economia Criativa.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos no e-mail: editaldeincubacao12020@ifes.edu.br.

Não perca essa oportunidade de transformar seu empreendimento em um negócio de sucesso. Inscreva-se!

Link para o Formulário de Inscrição - aqui .

Edital 03/2020 - Incubação de Empreendimentos

Anexo I - Formulário de Inscrição de Proposta