Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Abertas inscrições para Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 12h03

Competição, destinada a estudantes dos cursos técnicos integrados, será realizada em duas fases e totalmente online. 

 

 A OMIF é uma competição de matemática direcionada para estudantes de cursos técnico integrados ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira. Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, algumas adaptações foram necessárias para a realização da competição. Apesar das alterações, a OMIF 2020 permanece em duas fases: na primeira, em 25/10, ocorrerá uma prova online; a segunda, de 20 a 22/11, acontecerá em forma de evento online.

Os estudantes de cursos técnicos integrados que desejarem participar da competição deverão se inscrever até 30 de setembro, no link https://forms.gle/sxxPbs1WmPqNWPj77 A participação é gratuita e opcional.

 

Como funciona

A olimpíada possui duas fases, mas nesta edição haverá apenas uma prova, cujo perfil segue o tema “A Matemática está em tudo”.

A primeira fase será realizada online no domingo, 25 de outubro. Neste dia, uma prova ficará disponível de 14h às 20h e os candidatos terão, no máximo, 120 minutos para respondê-la. Ela será composta de 15 questões objetivas e poderá apresentar perguntas de matemática do ensino básico abordadas da perspectiva de outras áreas do conhecimento, como ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Serão cinco questões de nível 1 (3 pontos cada), cinco de nível 2 (4 pontos) e cinco de nível 3 (5 pontos).

Os alunos serão ranqueados conforme suas notas na prova da primeira fase e receberão certificados, em formato digital, referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. O anúncio dos premiados acontecerá na 2ª fase, realizada em forma de encontro online, nos dias 20 a 22 de novembro. O evento contará com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e a cerimônia de entrega de premiações. A programação será disponibilizada em breve. Excepcionalmente em 2020, não haverá prova e pontuação na 2ª fase.

 

Live de orientação aos participantes

No dia 21 de setembro, a comissão organizadora da OMIF fará uma transmissão ao vivo pelo YouTube para apresentar algumas informações complementares aos candidatos. No entanto, a participação na transmissão é facultativa. O endereço de acesso a live é: https://youtu.be/AyAI2M5Mar8

Em caso de dúvidas, acesse o site da OMIF: https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br ou entre em contato com o coordenador local da competição, Prof. Lauro Sá: lauro.sa@ifes.edu.br.

 

Serviço

Inscrições até 30 de setembro pelo link https://forms.gle/sxxPbs1WmPqNWPj77

registrado em:
Fim do conteúdo da página