Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Vila Velha vence hackathon Autismo Tech

Estudante do Campus Vila Velha vence hackathon Autismo Tech

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 18h18

Júlia Demuner fez parte do time de desenvolvedores do projeto Austic, um fone de cancelamento ativo de ruído.

A estudante de Biomedicina do Ifes – Campus Vila Velha, Julia Demuner, faz parte da equipe vencedora do evento Autismo Tech, um hackathon (maratona de programação na qual interessados se reúnem para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos) que tinha como objetivo principal encontrar soluções para incluir os autistas no mercado de trabalho. O grupo desenvolveu o Austic, um aparelho capaz de mitigar os efeitos da hipersensibilidade auditiva em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A equipe de cinco jovens foi formada durante o evento online. O grupo buscou entender um pouco mais sobre os obstáculos e dificuldades vivenciadas a partir das vivências de uma colega de equipe, a Carol, que tem TEA. Foi daí que surgiu a ideia no Austic, um fone de ouvido de cancelamento ativo de ruídos por condução óssea, a primeira tecnologia desse tipo no Brasil.

“Buscamos fomentar a qualidade de vida para indivíduos com autismo que sofrem com sensibilidade auditiva, possibilitando mais independência nas atividades diárias e profissionais, sem a preocupação com crises e gatilhos corriqueiros. Por ser estudante da área da saúde, fiquei muito feliz pela oportunidade de participar do evento, foi uma experiência na qual pude aprender um pouco mais sobre humanização e inclusão na saúde e, ainda, elaborar soluções que proporcionam mais qualidade na vida desses indivíduos”, contou a estudante.

austic

No momento, a equipe está em fase de desenvolvimento, trabalhando na divulgação e na captação de investimentos que possam viabilizar a produção do Austic em mercado. Também fazem parte da equipe os estudantes João Eliandro Germano Gomes, Thainá Monteiro Ferreira, Rubia Carolina Nobre Morais, Alexandro de Campos Teixeira Netto e Henrique Gomes de Souza. O e-mail para contato com os estudantes é o austicprojeto@gmail.com.

austic2

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Reitoria.