Página inicial > Notícias > Comunicado da Gestão do Campus Vila Velha sobre calendário acadêmico e APNPs

Comunicado da Gestão do Campus Vila Velha sobre calendário acadêmico e APNPs

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 11h39

Estimados/as servidores/as, estudantes e pais/responsáveis,

O Campus Vila Velha informa que há uma Comissão trabalhando na reestruturação do Calendário Acadêmico 2020 dos cursos técnicos e superiores, incluindo os Calendários para os/as estudantes finalistas. O prazo de conclusão dos trabalhos é até o dia 30/10/2020 com posterior divulgação no site do Ifes, realizada pela Proen.

O semestre 2020/1 ficou compreendido entre o período de 03/02 a 15/12/2020. Mas, por que um semestre tão longo? Por que outros campi estão iniciando 2020/2 ainda neste ano civil e o campus Vila Velha iniciará apenas em 01/02/2021?

Em primeiro lugar, pelo caráter de excepcionalidade provocado pela pandemia do novo Coronavírus.

Em segundo lugar, porque o campus Vila Velha foi unânime, em todos os seus seguimentos (docentes, técnicos administrativos e discentes), a não aderir a proposta das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), enquanto nos foi dada esta opção.

Em terceiro lugar, após a publicação da Resolução CS n. 1, de 07 de maio de 2020, que regulamentou e normatizou a implementação das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), decidimos no coletivo da Gestão de Ensino do campus, juntamente com as demais Diretorias e os/as docentes, que não iniciaríamos ofertando 100% do somatório da carga horária total semanal de todos os componentes curriculares. Iniciamos no dia 25/05 a oferta quinzenal, sendo nos cursos técnicos correspondente a 20% e nos cursos superiores correspondente a 40%.

Com a preocupação de adequação dos/as docentes ao formato de aulas utilizando a plataforma AVA/Moodle, do auxílio emergencial de inclusão digital para os/as estudantes, da participação dos/as estudantes na plataforma AVA/Moodle, do acompanhamento pedagógico, além do psicológico e da assistência estudantil, somente após a oitava semana de oferta das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) que passamos a ofertar 100% do somatório da carga horária total semanal dos componentes curriculares "teóricos".

O primeiro "bloco" de oferta dos componentes curriculares "teóricos" se deu no período de 25/05 a 17/07, sendo que a semana de 20 a 24/07 foi orientativa de conclusão das atividades trabalhadas nesse período.

O segundo "bloco" de oferta dos componentes curriculares "teóricos" se deu no período de 27/07 a 11/09, sendo que a semana de 14 a 19/09 foi orientativa de conclusão das atividades trabalhadas nesse período e de 21 a 25/09 as provas finais.

Em quarto lugar, após a publicação da Resolução CS n. 25, de 14 de julho de 2020, que autorizou a possibilidade de substituição de atividades presenciais relacionadas às atividades práticas profissionais de estágios e às que exigem laboratórios especializados, não iniciamos imediatamente a oferta destes componentes curriculares - "práticos de laboratório" e estágios, ainda em julho, como foi realizado em alguns campi.

As Coordenadorias de Cursos solicitaram aos professores destes referidos componentes curriculares para analisarem os Planos de Ensino e apontarem quais conteúdos/práticas seriam possíveis a oferta no formato das APNPs. Após, foram realizados momentos de diálogos entre professores de componentes curriculares comuns, Coordenadores, Colegiados, Diretorias, entre outros. Com a homologação da Resolução CS n. 44, de 27 de agosto de 2020, foi realizado o esforço por parte de todos/as docentes para adaptar todo o Plano de Ensino dos componentes "práticos" para serem ofertados via APNPs, tendo em vista a decisão do Comitê de Crise pela continuidade da suspensão das atividades letivas presenciais no Ifes até 31 de dezembro de 2020.

Esta oferta dos componentes curriculares - "práticos de laboratório" e estágios, acontecerá no período de 05/10 a 15/12/2020.

Em quinto lugar, considerando o esforço e o cansaço de todos/as nós (docentes e discentes), decidimos por dar continuidade ao semestre 2020/2 apenas do 3º ano do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, em razão das provas do Enem que serão realizadas em janeiro. Esta decisão foi discutida com os/as docentes que ministram aulas nesta turma específica, a CGP e, posteriormente, com os pais e/ou responsáveis via reunião online.

Em sexto lugar, pela necessidad ede férias docentes e discentes, ficou definido o período de 16 a 30/12/2020, referentes ao mês de julho/2020 e 02 a 22/01/2021 referentes ao mês de janeiro de 2021. Os/as docentes retornarão as atividades no dia 25/01 e as aulas (APNPs, híbrida ou presencial - ainda não sabemos o que nos será possível) retornarão no dia 01/02/2021 quando iniciaremos o semestre 2020/2 para os cursos técnicos e superiores.

Em sétimo lugar, agradecemos pela leitura atenta deste comunicado e colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Abraços fraternos!

Equipe de Gestão do Ifes - Campus Vila Velha