Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Profqui realiza 1º Seminário em Pesquisa de Ensino de Química
Início do conteúdo da página

Profqui realiza 1º Seminário em Pesquisa de Ensino de Química

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 10h22

O evento será on-line no dia 02 de dezembro, às 15h. 

 

O I Seminário em Pesquisa de Ensino de Química - I SEPEQ é um evento curricular promovido pelo curso de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Polo Espírito Santo - Ifes - Campus Vila Velha, coordenado pela professora Dra. Ana Brígida Soares, cuja coordenação geral é realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e colaboradores. 

O I SEPEQ foi resultado do trabalho colaborativo realizado no primeiro semestre letivo envolvendo as disciplinas de Fundamentos Metodológicos para a pesquisa em Ensino de Química, Química I e Seminário Web I, com os professores Dr. Diemerson Saquetto, Dra. Fabiana Kauark, Dra. Lais Jubini Callegario, Dr Juliano Ribeiro e Dr. Sidnei Quezada. O evento representa a culminância pedagógica do primeiro semestre letivo. Para cada projeto de mestrado, prevê-se uma dissertação e, pelo menos, um produto educacional. O evento oportuniza aos alunos e professores produzirem reflexões e análises sobre os projetos de mestrado produzidos na primeira rodada, possibilitando socialização, acertos, diálogos, prospecções e estratégias para garantir o avanço dos estudos até o exame de qualificação, e posterior defesa de mestrado e apresentação do produto educacional.

 

Programação 

15h – Abertura
Palestra de Abertura: Possibilidades de Pesquisas em Ensino de Química
Dra. Denise Leal de Castro - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – IFRJ
Mediação: Dr Sidnei Quezada – Profqui - Ifes - Campus Vila Velha
Local: https://conferenciaweb.rno.br/webconf/ana-brigida-soares

16h - Rodas de Conversas sobre os Anteprojetos de Ensino de Química
Defesas públicas do Relatório de Pesquisa I* 
Sala I – https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fabiana-da-silva-kauark
Sala II – https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/mconf-vila-velha

 

*Os Relatórios de Pesquisa I serão apresentados da seguinte forma:
a) Vídeos gravados (até 5 min).
b) O vídeo poderá ser feito no próprio PowerPoint, utilizando o recurso de apresentação com voz gravada. O aluno deverá gravar um pequeno vídeo de até 5 min contendo um resumo de sua proposta de trabalho.
c) Deverá incluir em sua apresentação, um pequena introdução com justificativa, problema da pesquisa, objetivo de pesquisa, principais referenciais teóricos, resumo da metodologia de pesquisa, a ideia inicial do produto educacional. Se houver tempo, poderá colocar o cronograma e resultados esperados (possíveis impactos). Incluir também referências utilizadas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página