Grupo de Pesquisa em Educação Matemática promove seu 4º Seminário entre os dias 1º e 3 de março
as inscrições são gratuitas pelo site: emep.ifes.edu.br de 08 a 20 de fevereiro.
O EMEP – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional promoverá, entre os dias 1º e 3 de março, o seu 4º Seminário. Neste ano, em virtuda da pandemia do novo coronavírus, o evento será on-line.
O Seminário busca ampliar, a partir da divulgação de pesquisas, a discussão sobre a Educação Matemática de alunos da Educação Básica e da Educação Profissional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 08 e 20 de fevereiro de 2021 pelo site emep.ifes.edu.br. Serão disponibilizadas 50 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. O link de acesso ao evento será enviado aos inscritos uma semana antes do evento, bem como as orientações de acesso. Haverá certificado para os participantes que estiverem presentes nos três dias de atividades.
Confira a programação completa abaixo:
» Segunda-feira, 1º/03/2021, 18h30 às 21h
18h30 – ABERTURA
Prof. Lauro Chagas e Sá (Líder do EMEP, Ifes/Vila Velha)
18h40 – PAINEL DE ABERTURA
20h10 – REAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – parte 1
Mediação: Profa. Bárbara Darós de Lelis Ferreira (Ifes/Vila Velha)
A pandemia sob outra perspectiva: uso de performances matemáticas digitais no ensino não presencial de geometria espacial
Lauro Chagas e Sá, Organdi Mongin Rovetta
A interação social no Proeja: aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual
Solange Taranto de Reis, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli
O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional
Solange Taranto de Reis, Bruna Zution Dalle Prane
20h40 – LANÇAMENTO
Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional - REMEP
Ana Clara Frossard Souza, Deborah da Silva Pimentel, Lauro Chagas e Sá
» Terça-feira, 02/03/2021, 18h30 às 21h
18h30 – REAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – parte 2
Mediação: Profa. Tamiris Moura Neves (Ifes/Vila Velha)
Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação
Matheus Fernandes Campos da Costa, Cátia Aparecida Palmeira
Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática
Ana Júlia de Mattos Mota Ramalho, Elcio Pasolini Milli
Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática
Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo, Thamires Belo de Jesus
19h – REAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – parte 3
Mediação: Profa. Izabella Arpini Ferreira (Prefeitura Municipal de Vitória)
Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional
Deborah da Silva Pimentel, Ana Clara Frossard Souza, Lauro Chagas e Sá
Crescimento bacteriano e função exponencial: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio Integrado
Daniel Queiroz Hese da Silva, Lauro Chagas e Sá, Carine Coneglian de Farias Colman
Os ENCONAM e o ensino de Matemática em escolas técnicas entre 1980 e 1996
Arthur Roberto Barboza Maciel, Lauro Chagas e Sá
19h30 – MINICURSO
» Quarta-feira, 03/03/2021, 18h30 às 21h
18h30 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – parte 1
Mediação: Profa. Netalianne M. F. Heringer (Ifes/Linhares)
Utilizando a plataforma de programação Arduino como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio
Vítor Rodrigues Tomé (Orientador: Fabricio Bortolini de Sá)
Utilizando a robótica educativa como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática no Curso Técnico de Automação Industrial
Pablo Reis Rebonato (Orientadora: Netalianne Mitchelle Fagundes Heringer)
Inserindo a Matemática no curso Técnico em Biotecnologia a partir de metodologias ativas
Daniel Queiroz Hese da Silva (Orientadores: Lauro Chagas e Sá e Carine Coneglian de Farias Colman)
Inserindo a Matemática no curso Técnico em Química a partir de metodologias ativas
Ana Clara Frossard Souza (Orientador: Lauro Chagas e Sá)
19h30 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – parte 2
Mediação: Prof. Denilson Junio Marques Soares (IFMG/Piumhi)
Material educativo considerando atividades que relacionam algoritmos e o processo de solução do Cubo Mágico
Brayan William Bautz (Orientadoras: Adriana da Costa Barbosa e Nathalia da Costa Dias)
Material educativo considerando atividades que relacionam permutações, frações e probabilidade ao Cubo Mágico
João Pedro Barreri Kill (Orientadoras: Adriana da Costa Barbosa e Nathalia da Costa Dias)
Material educativo considerando atividades que relacionam geometria e Cubo Mágico
Marko Vinícius dos Santos Couto (Orientadoras: Adriana da Costa Barbosa e Nathalia da Costa Dias)
20h10 – PAINEL DE ENCERRAMENTO
EMEP durante a pandemia: estratégias de pesquisa e possibilidades de produções
Prof. Jéssica Schultz Kuster (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
Profa. Solange Taranto de Reis (Ifes/Vitória)
Mediação: Profa. Ana Paula Azevedo Moura (SEDU-ES)
20h50 – ENCERRAMENTO
Coordenação: Prof. Lauro Chagas e Sá (Ifes/Vila Velha)
Redes Sociais