Página inicial > Notícias > Projeto do Campus Vila Velha é selecionado para a Febrace 2021

Projeto do Campus Vila Velha é selecionado para a Febrace 2021

Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 15h33

O trabalho será apresentado na Feira, que acontecerá virtualmente a partir de segunda-feira (15).

O projeto "Avaliação do uso de substâncias bioativas na indústria cosmética", do Campus Vila Velha foi selecionado para participar da a edição 2021 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) . O evento acontece virtualmente de 15 a 27 de março e promove a seleção e a premiação de projetos para participarem em outras feiras nacionais e em eventos internacionais.

Serão apresentados também os trabalhos: "A luta pelo direito à educação: um estudo a partir da realidade indígena de Aracruz-ES", do Campus Aracruz e "Software para projeto de conversores CC-CC básicos não-isolados", do Campus São Mateus. Todos já foram apresentados na Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), realizada com a IV Jornada de Integração do Ifes, no final do ano passado.

A Fecinc é afiliada à Febrace, por essa razão selecionou projetos do Ifes para apresentação no evento deste ano. "Durante a Fecinc, também estimulamos os alunos a fazerem submissão direta para Febrace, por isso, ao todo temos três projetos do Instituto que serão apresentados na feira", explica o professor Thiago Rafalski Maduro, coordenador-geral da feira.

O projeto

Realizado pelos estudantes Lizandra Marques Sarmento, Luis Miguel Mariani Kock e Nathália Alcantara Rocha, com orientação da professora Sonia Wenceslau Flores Rodrigues, o trabalho consistiu na avaliação de substâncias usadas em cosméticos e analisar se havia embasamento científico para o seu uso. Os alunos estudaram os seguintes bioativos: ácido hialurônico, extrato chá verde e extrato de aroeira. "Durante o projeto também estudamos a cadeia de produção desses produtos e a questão da sustentabilidade e consumo consciente", conta a aluna Nathália. "A ideia é orientar os consumidores a analisar os rótulos dos produtos que consomem", complementa. A professora Sonia destaca que os estudantes ainda formularam dois produtos educativos durante o trabalho. "Elaboramos um vídeo destinado ao público leigo e o conceito de produto fictício para ser explorado em estudo subsequente, um sabonete em gel antiacne de aroeira vermelha e maracujá azedo", explica. Acesse o vídeo.

Fonte: com informações da Assessoria de Comunicação Social da Reitoria.