Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes do curso de Biomedicina criam canais para divulgação científica
Início do conteúdo da página

Estudantes do curso de Biomedicina criam canais para divulgação científica

Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 12h28

A atividade é fruto de projetos interdisciplinares e visa aproximar a ciência do cotidiano. 

Os estudantes do curso de graduação Bacharelado em Biomedicina, por meio de um projeto interdisciplinar das disciplinas de Saúde Coletiva e Epidemiologia e Divulgação em Ciências II, ministrado pelas professoras Marisa Barbosa Lyra e Glória Maria de F. Viégas, prepararam um rico material de divulgação científica para a comunidade.

Cada grupo ficou responsável pela criação de um canal digital para divulgação científica, como Instagram, Facebook, podcast, folders, jornais e revistas, com o objetivo de disseminar a ciência de forma simples e direta.

De acordo com a professora Glória Maria de F. Viégas, a criação desses canais são de extrema importância para auxilar as pessoas no acesso à informação científica. "No momento de tantas Fake News, a divulgação científica é peça chave de esclarecimento e de popularização da ciência. Neste contexto, os mais variados temas sobre meio ambiente a saúde coletiva são abordados, tendo o coronavírus, as vacinas e o Sistema Único de Saúde (SUS), como temas principais", afirma a professora.


Confira as produções dos estudantes e acompanhe as publicações:

 

Biomedicina Post - Jornal
https://drive.google.com/drive/folders/1ctogaZteHDtUi4EXKbs7CVCnAjlEBXkN

O jornal tem por objetivo abordar temas diversos ligados a saúde coletiva, com curiosidades e entrevistas com profissionais da saúde.

Grupo: Beatriz Santos, Lara Martins, Letícia Assis, Lucas Nascimento e Willian Ribeiro.


Biomedtalk - Podcast
https://open.spotify.com/show/0I2KjIxHldagkb7R3Py0qC?si=xjYqp-tfTzKfAHqp4CMsVQ

O Podcast é a forma de pessoas com conhecimento mais específico e aprofundado debaterem e indagarem diversos assuntos de uma forma mais prática para o ouvinte. Nele é utilizada uma linguagem informal abordando temas relacionados à saúde, pesquisa e meio ambiente. Os episódios serão postados de forma quinzenal. O primeiro episódio já disponível fala sobre vacinas.

Grupo: Alexandre Vasconcelos, Aline Cordeiro, Ana Karolina Walker, Eduarda Andreati, Erikah Manasha, Julia Brandão e Maria Gabrielle Araujo.

 

ComCiência Divulgações Científicas - Facebook
https://www.facebook.com/100303595493779/posts/105645954959543/?d=n

Por meio do facebook os alunos fazem a divulgação científica, interagindo com o público de forma simples e objetiva.

Grupo: Alessandra dos Santos, Ayra Lima, Gabriela Carlos, José Pereira Júnior e Mahyne Bonifácio.


Divulgando Saúde - Instagram
https://www.instagram.com/divulgando.saude/

Este canal nasceu da necessidade de esclarecer sobre saúde pública, principalmente falar sobre o SUS e como isso está relacionado ao dia a dia, mesmo para pessoas que tenham plano de saúde. Participe das enquetes sobre temas nos stories e contribua com a divulgação científica.

Grupo:Lavínia Castro, Thallyta Drago, Samanta Augusto, Priscila Pereira, Luciana Souza, Caroline Sagrilo, Clara Soares, Julia Salles, Larissa Lira e Nathalia Costa.


Revista Consciência - Revista Eletrônica
https://vilavelha.ifes.edu.br/pesquisa-extensao/extensao.html?start=1

A cada edição é apresentado um conteúdo variado sempre ligado a saúde. Neste primeiro exemplar tem como tema: “O Brasil que passa fome: ALIMENTAÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA É A REALIDADE DE MUITOS BRASILEIROS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE MISÉRIA” são 14 páginas falando de forma clara e acessível sobre a alimentação do povo brasileiro.

Grupo: Ana Cecilia, Gabrielly Loss, João Marcos e Maria Eduarda Daré.

 

Meio ambiente e saúde - Folder
https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1JQd9e6gUDoKRLg6rLDmYwgL-xBd-mjN_?usp=sharing

Os Folders são mais uma poderosa ferramenta de divulgação científica, de maneira bem objetiva cada folder chama a atenção para problemas ambientais e de saúde do nosso cotidiano.

Grupo: Natalia Bozi, Gustavo Gaigher, Raiane Ramos, Sasha Salermo, Carolina Jann, Cássia Camatta, Gabriela Pereira e Mariana von Rondow.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página