Página inicial > Notícias > Prova da OBMEP será aplicada nos dias 16 e 17 de julho

Prova da OBMEP será aplicada nos dias 16 e 17 de julho

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 09h36

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é de participação obrigatória para os estudantes dos cursos técnicos integrados.

Os coordenadores locais da OBMEP, professores Lauro Sá e Camila Tenório, informam que, no Ifes - Campus Vila Velha, a aplicação acontecerá remotamente, por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e, que devido à relevância nacional da Olimpíada, será obrigatória para todos os estudantes dos cursos técnicos integrados. A prova será equivalente ao sábado letivo de 17 de julho, mas já estará disponível desde o dia anterior para que os estudantes sabadistas também possam participar.

A primeira fase, de caráter eliminatório, será composta por três etapas, todas no moodle:

1ª etapa: Formulário de dados pessoais para posterior preenchimento do cartão-resposta;
●​ 2ª etapa: Questionário composto por 20 questões com cinco opções de resposta, sendo exatamente uma alternativa correta. Depois de abrir o questionário no moodle, cada candidato terá até 2h30min para resolver a prova online;
●​ 3ª etapa: Tarefa de envio, opcional, das resoluções discursivas das questões, para subsidiar estudos e pesquisas futuras.

O resultado da primeira fase estará disponível no dia 09 de setembro​. Estarão classificados os 19 estudantes do campus que obtiverem a maior pontuação. Em caso de empate, terão prioridade os estudantes de séries mais avançadas; prevalecendo o empate em uma mesma série, serão privilegiados os estudantes que resolveram a prova em menor tempo.

Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Em 2021, serão distribuídas aos alunos participantes 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes

Aplicação: 16 e 17 de julho, diretamente no moodle institucional
Inscrições: todos os estudantes já estão automaticamente inscritos
Divulgação do resultado da 1ª fase: 09 de setembro​