Página inicial > Notícias > Estudantes do 1º ano do curso técnico integrado promovem exposição de maquetes

Estudantes do 1º ano do curso técnico integrado promovem exposição de maquetes

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 09h16

A exposição foi organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura do Campus.

Em comemoração ao centenário da Semana de 1922, alunos do primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio produziram maquetes que representam de forma tridimensional obras de Tarsila do Amaral da fase Pau-Brasil, como é conhecida sua produção de influência cubista.

As obras selecionadas retratam o processo de urbanização da cidade de São Paulo, na década de 1920, que a transforma em metrópole. Trata-se de uma percepção da modernidade, simbolizada pelos edifícios que começam a despontar, como também viadutos e pelas fábricas, linhas férreas com seus vagões, estruturas de ferro e a Torre Eiffel que a artista empresta a obra Carnaval em Madureira.

Segundo a professora de Artes, Hiáscara Jardim, "foram esses elementos que os alunos levaram em consideração ao elaborarem as maquetes. A ideia era que percebessem as formas, as cores empregadas, os planos, a composição e os símbolos utilizados pela artista." O processo resultou em sete maquetes que demonstram a percepção dos estudantes. Um contraponto é a maquete de uma favela inspirada na obra “Morro da Favela” de Di Cavalcanti.

A exposição foi pensada para ser intinerante. O próximo espaço selecionado para exibir a mostra é o Polo Arte na Escola localizado na Faculdade Novo Milênio.