Página inicial > Notícias > Olimpíada de Matemática da Unicamp está com inscrições abertas

Olimpíada de Matemática da Unicamp está com inscrições abertas

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 11h54

podem se inscrever estudantes dos cursos técnicos em Química e Biotecnologia.

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) propõe problemas matemáticos instigantes, ideais para desenvolver a criatividade e habilidades de redação. Por meio de questões desafiadoras, a OMU busca fomentar o interesse dos estudantes pela Matemática, contribuindo para a melhoria da educação no país.

Para essa competição, promovida pela Universidade Estadual de Campinas, são necessários três integrantes (alunos) e um professor orientador, que será responsável pelo trio. Existem dois níveis dentro da OMU: ALFA (para alunos de 8º e 9º anos) e BETA (para alunos de Ensino Médio). Os trios poderão ser formados por alunos de um mesmo nível. Desse modo, é possível compor, por exemplo, um trio com 1 aluno do 1º ano, 1 aluno do 2º ano e 1 aluno do 3º, já que todos pertencem ao nível BETA.

Depois da composição da equipe, é necessário pensar em um nome para ela. Esse nome acompanhará a equipe ao longo de todo processo e será utilizado em todas as etapas da competição. A equipe também poderá utilizar uma imagem que a simbolize, de preferência, uma foto com todos os integrantes.

ETAPAS DA OMU

A 38ª OMU se dividirá em 3 fases, sendo as duas primeiras de modo on-line e a última, a ser realizada no campus da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas – SP. Além das provas em equipe, haverá uma prova individual, presencial, não obrigatória, que definirá uma premiação individual, exclusiva para alunos do Ensino Médio (nível Beta).

Para as duas primeiras fases, realizadas on-line, as equipes terão 7 (sete) dias corridos para a realização da prova. Para a terceira fase, realizada presencialmente, as equipes terão quatro horas e meia (4h30) com um intervalo, para a realização da prova, podendo os membros interagirem entre si.

AJUDA DE CUSTO

Para a fase presencial, será oferecido auxílio de R$1.500,00 à equipe de escola pública sem processo seletivo melhor colocada de cada região do país. O valor e a quantidade de auxílios poderão ser ampliados a critério da Comissão Organizadora.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever na OMU, é preciso, primeiro, criar uma conta conta no site da OMU na aba de “Login”. No ato de criação de conta/login, será necessário o fornecimento de um e-mail e uma senha. Após o cadastro no sistema, você já estará apto a preencher as informações necessárias para realizar o cadastro de uma equipe. Caso seja um aluno que esteja realizando a inscrição de uma equipe, este deverá informar o nome e o e-mail do professor responsável, que deverá entrar no sistema para fazer sua validação como professor responsável pela equipe. É recomendado que o professor responsável faça a inscrição das equipes.

A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) por equipe e deve ser paga, via boleto, até a data limite. A inscrição realizada com sucesso implica assim em três etapas obrigatórias: 1) preenchimento de cadastro; 2) pagamento realizado dentro do prazo estipulado; 3) montagem da equipe com confirmação de membros.

PREMIAÇÃO

Em cada um dos níveis, pelo menos 4 (quatro) equipes serão premiadas com medalhas de ouro, 8 (oito) com medalhas de prata e 12 (doze) com medalhas de bronze. Outras equipes poderão ser agraciadas com o certificado de Menção Honrosa. Além disso, as equipes que se destacarem pela qualidade de redação serão premiadas (com medalhas de ouro, prata e bronze).

Data de inscrição: 07/03 a 10/04
Prazo final para emissão de boletos: 10/04
Prazo final para montagem de equipes: 18/04
1ª fase (on-line): 25 de abril a 01 de maio