Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Programa de extensão Aquarela e Grupo de estudos em Microscopia lançam novo livro digital
Início do conteúdo da página

Programa de extensão Aquarela e Grupo de estudos em Microscopia lançam novo livro digital

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 09h37

O livro infantil Jardim Encantado aborda questões relacionadas à educação especial e botânica. 

O Programa de Extensão Aquarela, do curso de Licenciatura em Pedagogia, em parceira com o Grupo de Estudos em Microscopia (GEM) lançaram no dia 1º de abril o Livro Jardim Encantado. O e-book é direcionado ao público infantil e aborda a Educação Especial Inclusiva a partir da Botânica e do Jardim Sensorial. A escrita é em forma de cordel, com estrofes em sextilhas e rimas do tipo "xaxaxa" (que rimam entre si o segundo, o quarto e o sexto verso). 

O material educativo foi desenvolvido pelas estudantes Carine Cabreira Reckel e Sarah Guimarães Cunha, sob orientação dos professores Rodrigo Leonardo C. de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Fernanda Zanetti Becalli e Glória M. de F. Viégas Aquije, a partir do projeto Jardim Sensorial, realizado no Campus Vila Velha, em 2018/2019. O Jardim Sensorial constitui-se num espaço não formal de educação que, por meio da mediação dos professores ou dos instrutores, possibilita pelas crianças a identificação das plantas pelo tato, olfato, visão, paladar e audição. 

De acordo com Sarah Guimarães Cunha, "o livro foi pensado como um material acessível que pudesse narrar de maneira lúdica a experiência de criação do Jardim Sensorial no Ifes - Campus Vila Velha. O principal objetivo do livro é a divulgação científica tanto do Jardim Sensorial e da alfabetização científica, pois traz alguns conceitos e nomenclaturas das plantas que utilizamos." 

"Nossa intenção é que este trabalho de divulgação científica alcance inúmeras crianças e professores e que inspire os leitores a tornarem o Jardim Sensorial não só uma realidade, mas uma atividade de inclusão educacional", afirma a professora Fabiana Kauark. 

 

Baixe gratuitamente: livro Jardim Encantado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página