Programa de extensão Aquarela e Grupo de estudos em Microscopia lançam novo livro digital
O livro infantil Jardim Encantado aborda questões relacionadas à educação especial e botânica.
O Programa de Extensão Aquarela, do curso de Licenciatura em Pedagogia, em parceira com o Grupo de Estudos em Microscopia (GEM) lançaram no dia 1º de abril o Livro Jardim Encantado. O e-book é direcionado ao público infantil e aborda a Educação Especial Inclusiva a partir da Botânica e do Jardim Sensorial. A escrita é em forma de cordel, com estrofes em sextilhas e rimas do tipo "xaxaxa" (que rimam entre si o segundo, o quarto e o sexto verso).
O material educativo foi desenvolvido pelas estudantes Carine Cabreira Reckel e Sarah Guimarães Cunha, sob orientação dos professores Rodrigo Leonardo C. de Oliveira, Fabiana da Silva Kauark, Fernanda Zanetti Becalli e Glória M. de F. Viégas Aquije, a partir do projeto Jardim Sensorial, realizado no Campus Vila Velha, em 2018/2019. O Jardim Sensorial constitui-se num espaço não formal de educação que, por meio da mediação dos professores ou dos instrutores, possibilita pelas crianças a identificação das plantas pelo tato, olfato, visão, paladar e audição.
De acordo com Sarah Guimarães Cunha, "o livro foi pensado como um material acessível que pudesse narrar de maneira lúdica a experiência de criação do Jardim Sensorial no Ifes - Campus Vila Velha. O principal objetivo do livro é a divulgação científica tanto do Jardim Sensorial e da alfabetização científica, pois traz alguns conceitos e nomenclaturas das plantas que utilizamos."
"Nossa intenção é que este trabalho de divulgação científica alcance inúmeras crianças e professores e que inspire os leitores a tornarem o Jardim Sensorial não só uma realidade, mas uma atividade de inclusão educacional", afirma a professora Fabiana Kauark.
Baixe gratuitamente: livro Jardim Encantado.
Redes Sociais