Página inicial > Notícias > Palestra: “Um milagre chamado educação: muito além da ataxia”

Palestra: “Um milagre chamado educação: muito além da ataxia”

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 10h14

Dia 13/10, às 15h, no Auditório do bloco Acadêmico B.

Nesta quinta-feira (13), às 15h, no Auditório do bloco Acadêmico B, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) realizará a palestra “Um milagre chamado educação: muito além da ataxia”, com a escritora Irene Neta de Oliveira Pianissola.

A ataxia, que significa falta da coordenação, é um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e de equilíbrio. Ela ocorre quando há uma perda da função do cerebelo, da medula espinhal ou das vias condutoras que os interligam, prejudicando tudo no corpo que exige movimentos voluntários, como falar, uso das mãos e caminhar.

O objetivo da palesta é proporcionar um espaço de debate, de aprendizagem e de trocas de experiências sobre educação inclusiva em uma perspectiva ampliada, além de levar informações sobre a ataxia, que é desconhecida por boa parte da população. Todos os servidores e estudantes do Ifes – Campus Vila Velha estão convidados.

A palestrante

Irene Neta de Oliveira Pianissola é escritora, possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade de Uberaba (2013) e pós-graduação em Gestão Educacional (2014) e em Matemática (2014). Foi professora de matemática no ensino público, municipal e estadual até 2017, quando precisou se afastar e depois se aposentar pelo diagnóstico de ataxia espinocerebelar SCA3. “Muito além da ataxia” é seu primeiro livro publicado.