Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Participe da Semana da Consciência Negra do Campus Vila Velha
Início do conteúdo da página

Participe da Semana da Consciência Negra do Campus Vila Velha

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 17h49

Evento será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022.

A Semana da Consciência Negra, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), tem o intuito de realizar reflexões importantes sobre o racismo, a partir da realidade brasileira, e debater a importância de políticas públicas anti-racistas. Além disso, sob o prisma da resistência, a semana oportunizará aos participantes um momento de imersão na cultura afro-brasileira e na produção afro-brasileira em solo capixaba. O evento contará com exposição artística, palestras, mesas de conversa sobre literatura negra capixaba, talk show, mostra gastronômica, sessões de cinema e oficinas.

De acordo com o professor Ernesto Charpinel, coordenador do Neabi, "a luta por uma sociedade mais justa e igualitária não deve parar. É dever fundamental da educação garantir que essa luta seja feita com consciência crítica da realidade acerca da estrutura social e política de nossa sociedade, assim, com o objetivo de alcançar uma formação consciente e cidadã. A intolerância e o preconceito são elementos que estão presentes em nossa sociedade de forma estrutural, fruto de uma herança que recebemos de uma sociedade fundamentada numa lógica escravocrata. Contudo, a educação deve cumprir com seu papel e contribuir na desconstrução dessa estrutura social, cotidianamente. Pensando nisso é que o Ifes Campus Vila Velha preparou a Semana da Consciência Negra", oportunizando, amparados pela Lei nº 11.645/08, vivências a partir de interações intelectuais, culturais, e de resistências, para que, nesta direção, possamos debater a construção de um país de fato democrático e inclusivo. Afinal, o Brasil é um país de todos!"

As inscrições para as oficinas e do evento podem ser realizadas a partir do dia 10 de novembro, às 13h, pelo link: bit.ly/scnvv2022

 

Confira a programação

16/11/2022

Horário  Atividade Local

8h às 12h50

14 às 17h

Exposição Arte Afro
(TQIVV1, TBIVV1 – Profª Hiáscara Jardim)    
Pátio Bloco B
18h às 22h Cine Ifes
Filme Pelo Malo (Venezuela, 2013)
Debate com o Cineclube El Caracol
Auditório

17/11/2022

Horário Atividade Local

8h às 10h

Mesa-Redonda: Políticas públicas antirracistas no Brasil e a necessidade da consciência negra na atualidade

Camila Valadão (Vereadora) e Fábio Carvalho (Músico e empreendedor sociocultural)

Pátio Bloco B
10h às 11h Palestra para discentes do curso de Pedagogia:
Formação de Professores e a Lei 10.639
(Professor Dr. Aldiéris Braz Amorim Caprini)
Auditório
11h15 às 11h50 Espetáculo “Raízes da Resitência”
(TBIVV2)
Auditório
14h às 17h

Oficina Grafitti Urbano
(Nico Duarte/ Karen Valentim)

Área externa
14h às 17h 

Oficina Penteado afro-brasileiro
(Jéssica Firmino e Rose Miranda)

Pátio Bloco B
14h às 17h

Talk show – Música afro-americana
Origens e a apresentação de blues
(Eugênio Goulart - Big Bat blues band)

Auditório
18h 

Cine Ifes
Filme Medida provisória (Lázaro Ramos, 2021)
Debate com o Cineclube El Caracol

Auditório

18/11/2022

Horário Atividade Local

9h às 10h  

Mesa: A literatura preta no Espírito Santo: conhecendo autores (Marcio Miranda Moraes, Marciel Cordeiro e Editora Cousa) Auditório
11h15 às 12h             Espetáculo “Bar do Blues”
(TQIVV 2)
Auditório

12h às
12h50

Desfile de moda afro-brasileira 
(Discentes dos cursos TBIVV e TQIVV) 

Pátio Bloco B
14h às 17h 

Oficina Grafitti Urbano 
(Karen Valentim)

Área externa
14h às 17h

Oficina Penteado afro-brasileiro
(Jéssica Firmino e Rosi Miranda)

Auditório

 

Saiba mais sobre os palestrantes e oficineiros

Camila Valadão - Política

Camila Valadão é assistente social, negra, mãe do Chico, trabalhadora, militante pelos Direitos Humanos e doutora em Política Social. Atualmente, vive seu primeiro mandato como vereadora de Vitória. Elegeu-se em 2020 como a primeira vereadora negra na cidade. Desde o início de sua trajetória, tem se dedicado à luta das mulheres, dos povos pretos e periféricos, da população LGBTQIA+, das juventudes, das infâncias, dos trabalhadores e trabalhadoras. Camila acaba de ser eleita Deputada Estadual pelo PSOL, onde cumprirá mandato de 2023 a 2026 na próxima legislatura.

 

Caravana Combiousa -  Editora Cousa - Literatura

Promover o acesso à cultura é o objetivo do projeto Caravana Combiousa, uma ação de difusão literária que visa a valorizar e divulgar a literatura produzida no Espírito Santo. A iniciativa trata-se de uma Kombi da Editora Cousa, literalmente um veículo de difusão literária guardado por uma estátua do personagem literário Dom Quixote, da obra de Miguel de Cervantes. O projeto, que inclui também nomes de autores de fora do Estado, pretende alcançar públicos das regiões norte, centro e sul capixabas e também em âmbito nacional. No evento, haverá diversos livros da editora em promoção.
A Editora Cousa possui mais de 200 obras publicadas e várias premiações, entre elas um Prêmio Jabuti, participando de eventos em todo país, de festas literárias a iniciativas culturais em assentamentos da Reforma Agrária. De acordo com Saulo Ribeiro, editor e um dos fundadores da editora. “Mais do que distribuir livros, temos um compromisso com a democratização do acesso à leitura, da diversidade, respeito às tradições populares e cultura”, destaca.

 

Cineclube El Caracol - Cinema

Cineclube itinerante capixaba. Formado por um coletivo de profissionais das mais diversas áreas, e voltado para a formação, pesquisa e difusão do cinema e da produção audiovisual latino-americana no Espírito Santo. Realizações e exibições nas mais diversas praças, canteiros, escolas, centros comunitários, condomínios, festividades populares e estabelecimentos comerciais. Cineclube é debate e reflexão!

 

Eudine Gular (Eugênio Santos Goulart) - Música

Eugênio Santos Goulart ou Eudine Gular (nome artístico) há 30 anos no mercado musical capixaba se tornou especialista e um estudioso no estilo musical da música negra, como cantor, compositor e intérprete de BLUES, Soul Music, Black Music, Rythm and Blues (R&B) incluindo ultimamente a música Latina como o SON CUBANO em shows e festas específicas de música Latina. Vocal e compositor da banda Big Bat Blues Band, tem feito nos últimos anos, shows particulares em formato solo ou acompanhado de um baixista, guitarrista e baterista em projetos musicais em bares ou festas comemorativas. Como estudioso e pesquisador de BLUES, tem feito workshops de Blues em oficinas e seminários onde conta a história do BLUES e sua importância para o cenário musical atual.

 

Fabio Carvalho – Política Cultural/ Música

Bacharel em composição musical (Ufes), pós-graduando com especialização em Políticas e Gestão Cultural, na UFRB, músico, pesquisador da cultura afro-capixaba e afro- brasileira, empreendedor social, fazedor de cultura, membro do Conselho de Políticas Culturais de Vitória, foi membro do Conselho Municipal do Negro, representante dos Pontos de Cultura do ES na Comissão Nacional de Pontos de Cultura do Brasil.

 

Jéssica Firmino

Trabalha atualmente como ASG e trancista. Admite que a trança faz parte da sua vida desde sempre, por ter sido responsável pelos cuidados de três irmãs mais novas, e hoje é seu hobby favorito.

 

Karen Valentim - Grafitti

PachaPinta afro indígena em retomada, mãe e artista visual, nascida no sul da Bahia, em território onde habitam os povos Pataxós, vem (re)conectando as histórias das mulheres indígenas da sua família Gulunária e Luzia, como uma caminhada de volta à casa, ao seu povo. Em meio a essa trajetória tem como ponte de fortalecimento da cultura originária os povos Guarany e Tupinikim, do Espírito Santo, aprendendo e compartilhando conhecimento desenvolvendo projetos de arte e culturais comunitários.

 

Marciel Cordeiro

Marciel Cordeiro nasceu em 1992. É graduado em Serviço Social. Publicou o livro de contos “Caminho para Texas” (2019). Cresceu em Rancho Queimado na zona rural de Alcobaça. Desde 2015 vive na Região metropolitana da Grande Vitória. É escritor e fotógrafo.

 

Marcio Miranda Moraes - Literatura

Marcio Miranda Moraes: É capixaba, morador de Cariacica, historiador, escritor e roteirista. Autor dos romances: "Conde Trápula: uma vítima da Tv em cores" e "Brazucas, Perdidos no Espaço: com muita pressa de chegar a lugar nenhum". Obras contempladas respectivamente com editais de cultura da SECULT-ES 2020/2021. É ator nas horas vagas e metido com cinema, é aluno formando no curso de Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Nico Duarte - Grafitti

Nicholas, conhecido popularmente como Nico GDT, morador do Bairro Jesus de Nazareth, município de Vitória/ES, estudante de Engenharia Civil, iniciou seu contato com o Graffiti no ano de 2008. Seu trabalho artístico é voltado para o cartoon e letras de graffiti (bomb e wildstyle), estilo que foi desenvolvendo e aprimorando com o tempo, estudo e a prática.

 

Rosane dos Santos Miranda

Atua como cabelereira na área há 26 anos, atualmente na Glória, em Vila Velha. É natural de São Paulo, e reside no Espírito Santo há 14 anos. Instrutora nas áreas de sobrancelhas/micropigmentação e formadora de novas trancistas.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página