Página inicial > Notícias > Programa Qualifica mais Progredir presta conta das atividades realizadas em 2022

Publicado: Terça, 03 de Janeiro de 2023, 12h13

Ao todo foram 1.000 estudantes qualificados pelo curso de Microempreendedor Individual (MEI).

O Programa Qualifica mais Progredir é vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e destina-se a fomentar vagas em cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltados ao atendimento e à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil e/ou que tenham cadastro no CAdÙnico.

O Campus Vila Velha aderiu ao programa (em atendimento ao chamamento público da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação) e em parceria a Prefeitura Municipal da Serra representada pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres e com a Prefeitura Municipal de Vila Velha ofertou 1000 vagas do curso de Gestão de Microempreendedor Individual (MEI). Ao todo foram 26 turmas concluídas, sendo 18 turmas do município da Serra e 8 do município de Vila Velha.

De acordo com Welinton Silva, Coordenador do Programa em Vila Velha, "o projeto vem colabora com o desenvolvimento socioeconômico destas regiões contribuindo para a colocação formal do cidadão no mercado, gerando renda e desenvolvimento, seja pessoal como comunitário. Esse projeto, para além do caráter extensionista, tem relação com o ensino e o protagonismo dos participantes. Além de gerar, indiretamente, a formalização como MEI de negócios existentes e futuros empreendimentos que serão gerados nos municípios onde os estudantes residem. A metodologia utilizada no curso proporcionou aos estudantes estímulos na participação das aulas, focou no estímulo à participação possibilitando que ele se sentisse seguro e conseguisse ultrapassar algumas barreiras, tais como: a timidez e a individualidade. A ideia ao longo do curso era levar o aluno a conseguir integrar um módulo ao outro, mostrando que o aprendizado no módulo de MEI poderia ser aplicado em Gestão Financeira, Melhoramento de Serviços e Produto e nos demais módulos do curso. Enfim, os objetivos propostos foram alcançados."