Ifes tem cinco projetos finalistas na Febrace 2023
Finalistas participarão de mostra presencial em março.
Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace. Dos 200 projetos de todo o país para a Mostra, seis são do Espírito Santo, sendo cinco do Ifes.
Os projetos podem ser inscritos na Febrace de duas maneiras: através de submissão direta ou indicados por feiras afiliadas. “Dos cinco projetos classificados, todos passaram pela Fecinc, mas um foi selecionado por submissão direta”, conta Thiago Rafalski Maduro, professor do Campus São Mateus e coordenador geral da Fecinc. A Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), realizada pelo Ifes, é afiliada à Febrace e, por isso, premiou quatro projetos do Ifes com credenciais para participar da edição 2023 do evento.
“Existe uma rede internacional de feiras de ciências, em que as maiores estimulam as menores. É um sistema de escada no qual os alunos são premiados com novas oportunidades de participarem de outros eventos, normalmente, de maior abrangência. Por exemplo, na Fecinc, de abrangência estadual, recebemos projetos de feiras escolares e municipais. A Fecinc, por sua vez, envia projetos para Febrace”, explica Thiago.
Confira os projetos do Ifes finalistas na Febrace:
- Fisicat: a física gamificada (Campus São Mateus)
Autoria: Jenniffer Oliveira Checchia e Gabriel Quinquim Zanelato Santana
Orientação: Robson Santos Gobbi
Coorientação: Eros Silva Spalla
- Nanoemulsões a partir de óleos essenciais: uso da nanotecnologia como solução sustentável na agricultura (Campus Vila Velha)
Autoria: Pamela Nunes Avelar, Yasmin Ferrari Altoé Francisco e Beatriz Pires Meneghetti
Orientação: Hildegardo Seibert França
Coorientação: Gabriela da Silva Perini
Projeto da Fecinc – Feira de Ciências Norte Capixaba
- O papel do Ifes - Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0 (Campus São Mateus)
Autoria: Guilherme Mengali Carvalho e Soraia Pereira Carvalho
Orientação: Albeniz de Souza Júnior
Coorientação: Leandro Dias Cardoso Carvalho
Projeto da Fecinc – Feira de Ciências Norte Capixaba
- Potencialidades do amido de banana para a agroindústria de alimentos (Campus Venda Nova do Imigrante)
Autoria: Vítor Buzetti Hilário, Alice Alves Grifo e Renata Falqueto Ambrozim
Orientação: Genilson de Paiva
Coorientação: Mônica Ribeiro Pirozi
Projeto da Fecinc – Feira de Ciências Norte Capixaba
- Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo (Campus Piúma)
Autoria: Gabriell de Oliveira Costa
Orientação: Márcio de Paula Filgueiras
Projeto da Fecinc – Feira de Ciências Norte Capixaba
Mostra Presencial
A Febrace recebeu projetos de estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os projetos passaram por três etapas de avaliação na Febrace, sendo uma documental e duas apresentações síncronas durante o mês de janeiro, e foram selecionados para apresentação na Mostra Presencial de Projetos em São Paulo, de 20 a 24 de março de 2023.
Durante a Mostra, os projetos finalistas serão avaliados, e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria – esses contemplados com troféus, medalhas e certificados, na cerimônia de premiação prevista para o dia 24 de março. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores representarão o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que será realizada em maio, nos Estados Unidos.
Sobre a Feira
A Febrace é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil, despertando novas vocações em ciências e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Em sua última edição, realizada em março de 2022, a Feira envolveu diretamente mais de 29.875 estudantes de 27 unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 97 feiras afiliadas. A mostra de projetos, realizada à distância em função da pandemia, contou com a participação de 1.081 estudantes finalistas acompanhados por 626 professores orientadores e coorientadores.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Reitoria.
Redes Sociais